30 de maio de 2012

Cultura japonesa: flor de cerejeira


Ahaaaa, hoje eu comecei com uma imagem que eu achei linda na internet, e com ela achei meu tema. Fique com vontade de escrever sobre uma das culturas que eu mais admiro: a cultura japonesa. Não sei se é pela gastronomia (que eu amo!), não sei se é pela cultura muitas vezes voltada para o zen (aquela coisa de procurar uma paz espiritual e tals), não sei porque. Só sei que eu acho tudo na cultura deles muito lindo. Desde o vestuário (as gueixas, os guerreiros, tudo!), a culinária que eu já falei, os detalhes da decoração, nada fica de fora, nada! Tudo bem, não sei falar uma vírgula de japonês, e nem me atreveria, claro. Japonês pra mim é grego..haha. Mas é uma cultura tão rica, tão cheia de detalhes, tão.. tão.. tão.. sem palavras!!
E uma das coisas que eu mais gosto da cultura deles é o culto ao passado. Eles fazem questão de não esquecer quem foram. Eles fazem questão de manter vivo o passado, através de festas, rituais, celebrações, etc. E uma dessas celebrações é a da florada da cerejeira. Para quem não conhece, a flor da cerejeira é uma das flores símbolo do país, e pelo que eu andei pesquisando, ela é um símbolo tão forte quanto a bandeira e o hino!! A flor é linda, e tem uma simbologia muito forte. Aí está uma imagem dessa árvore tão linda:
Segundo este site, http://www.flordecerejeira.com.br/sakura.asp, essa flor é festejada todo início de primavera com muita festa não somente no Japão, mas em todos os países onde estejam localizadas colônias japonesas. A cultura deles é muito forte, como eu disse no começo do texto. A flor de cerejeira não é somente branca (não é um branco realmente, é um rosa bem clarinho), como na figura abaixo. Ela possui também a cor vermelha. Esse site acima conta resumidamente a história da tradição japonesa, bem legal para quem quiser saber um pouco mais dessa cultura extraordinária. Eu adoro!!
Aqui embaixo, outra imagem da flor de cerejeira, dessa vez de outro ângulo:
Além da flor de cerejeira ser linda, a paisagem é de tirar o fôlego, não? Pois é...
No Brasil, existem várias colônias japonesas que festejam a chegada da primavera com a flor de cerejeira. Segundo esse site, várias cidades (em vários estados, como SP, PR, SC entre outros), conseguiram cultivar essa árvore, que prefere o frio para ser cultivada.
Bom, eu acho que vou continuar em outros textos a trazer a cultura japonesa como tema principal, por que ela me atrai e muito. Vamos ver como andará minha vontade até lá. Por enquanto é só. Até amanhã. Chêro da nordestina.

Nenhum comentário: