16 de maio de 2012

Primeiro dia do resto de nossas vidas....

Bom diaaaaaa....
Acordei com vontade de escrever. Sem muita vontade de levantar da cama, mas com vontade de escrever. Se eu pudesse, escreveria deitada. Ai me veio à cabeça: como seria nossas vidas sem a escrita, sem a palavra falada? Como era antigamente, nos primórdios, na era dos homens das cavernas, nos neandertal? Como se comunicavam? Como se expressavam? Eram por fumaça de fogueira, com grunhidos, gestos e símbolos no chão e nas paredes. Com o tempo é que começou a aparecer os primeiros sinais de letras e sons parecidos com as letras, que se juntaram formando sílabas, que se juntaram formando palavras, e com isso começou a se formar o que chamamos de linguagem formal.
Depois disso veio a criação da escrita (estou falando isso em questão de milhares de anos - pois não tenho espaço, e nem tempo para escrever minuciosamente sobre isso aqui - quem sabe em outros textos). Antigamente a escrita também era feita em forma de símbolos, e através do tempo os símbolos foram sendo trocados por letras, palavras e a junção destes se transformavam em livros. Uma vez eu ouvi um professor meu comentar que os guardiões destes livros na antiguidade eram os religiosos, e com as guerras religiosas que ocorriam na época, e os livros eram guardados à sete chaves. Quem aqui já assistou o filme "O nome da Rosa"? Ele retrata exatamente o que eu falei.
E dai veio (depois de um pulo gigantesco, claro), as máquinas de datilografar. Elas ajudaram - e muito!!! - o trabalho de escrever de muita gente, principalmente dos escritores e das secretárias, claro. quem aqui não se lembra do barulhinho inconfundível que essas máquinas faziam? Eu ainda compro uma dessas para colocar como decoração na minha casa... Eu acho elas simplesmente lindas. e quanto mais antigas, melhor. Igual aqueles telefones antigos, de discar. Acho o máximo (mas isso também é assunto para outro texto). E dessas máquinas para os teclados que conhecemos hoje foi um pulinho. Não demorou tanto assim para que os teclados que conhecemos hoje em dia chegarem e dominarem o mundo. Pois eles dominaram. E a tendência é que eles sejam cada vez menores. Igual aos dos telefones celulares. Até hoje não sei como as pessoas conseguem teclar naqueles telefones que tem o teclado junto. Ô dedinhos finos, viu...
Bom, já deu a hora de levantar e cuidar da vida, né. Afinal de contas, já são quase 10 da manhã e o dever me chama. Até a próxima. Abraços.

Nenhum comentário: