24 de maio de 2012

Espiritualidade x fé

Oi, gente. Hoje eu vim escrever um assunto um tantinho sério e que causa uma certa indisposição para muita gente. Esse assunto é inclusive motivo de brigas entre alguns círculos sociais. Minha intenção aqui hoje não é causar briga, muito menos indisposição. Pelo contrário, quero apenas expor as minhas idéias (como é essa a intenção do meu blog desde o início, claro!!). Bom, vamos ao texto, né?!
Recebi hoje um telefonema de uma amiga muito querida, a Manoela*. Ela está muito triste por causa de problemas pessoais muito sérios, e que envolve inclusive doenças de pessoas muito próximas (inclusive câncer em estado terminal). E ela me pediu que essa noite eu orasse por essa pessoa, como parte de uma corrente de oração, que estava sendo pedido a todos os conhecidos dos amigos dessa pessoa acometida pelo câncer. Eu falei para a Manoela* que eu não acreditava muito em oração (e ela já sabe disso). Sou muito cética em relação às religiões. 
Não sei ao certo se sou religiosa ou ateia. Ainda estou trilhando esse caminho complicado da espiritualidade. Esse caminho é um caminho interno, solitário até, porque você trilha ele dentro de você, e você acaba tendo que caminhar sozinho, descobrindo sozinho no que você realmente acredita ou não, apesar do que as outras pessoas possam ou não lhe dizer.
É interessante ter uma idéia do que cada religião acredita ou não. Eu conheço pessoas de diferentes religiões, conheço pessoas que não acreditam em nenhuma, e até hoje, no auge dos meus 34 anos de idade, ainda não sei se acredito em alguma ou não. Às vezes eu acho que eu acredito em alguma, às vezes eu acho que eu acredito em todas, e na maioria das vezes, eu não acredito em nenhuma, por que eu acho que todas são manipuladoras, que só querem mostrar ao ser humano o quanto ele é frágil, pequeno e mesquinho. E ele o é, realmente. Mas o ser humano também é bom, forte e com o poder de fazer coisas grandes. E muitas vezes eu vejo a religião (seja ela qual for), querendo mostrar justamente o contrário. 
Não estou citando nenhum tipo de religião em específico, porque não conheço todas a fundo. Mas todas elas tem defeitos. Também não quero com isso transformar ninguém em ateu (a), por que todas as religiões tem defeitos. Cada um com sua religiosidade/fé. Que aliás, são coisas diferentes. Religiosidade é diferente (apesar da semelhança) de fé.

re.li.gi.o.si.da.de
sf (lat religiositate) 1 Sentimento da religião; tendência natural para a adoração do que se reputa divino ou superior a nós. 2 Qualidade de religioso. 3 Sentimento de escrúpulos religiosos. 4 Conjunto dos sentimentos religiosos. 5 Exatidão ou pontualidade no cumprimento e execução dos atos e deveres de cada um; fidelidade, probidade, retidão, zelo. 6 Piedade, temor de Deus, espírito de oração. 7 Virtude específica dos membros de ordens, congregações e institutos religiosos; observância das Santas Regras. 8 Religião.


sf (lat fide) 1 Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção. 2 Crença nas doutrinas da religião cristã. 3 A primeira das três virtudes teologais. 4 Fidelidade a compromissos e promessas; confiança: Homem de fé. 5 Confirmação, prova. 6 Testemunho de certos funcionários que faz força nos tribunais; confirmação de um testemunho. F. conjugal: fidelidade que reciprocamente se devem os cônjuges. F. de carvoeiro: crença inabalável, que não tende a razões ou argumentos. F. de Cristo: a crença ou a religião cristã. F. de ofício: a) folha de serviços de um funcionário ou de um militar; b) fé baseada na honra do cargo ou profissão de quem atesta ou abona. F. de réu: certidão pela qual o oficial público declara haver citado alguém para qualquer fim. F. divina: crença que se apóia na revelação. F. humana: a que se assenta na autoridade dos homens. F. implícita: a que, sem prévio exame, se deposita em alguma coisa. F. pública: confiança que as instituições ou os magistrados públicos nos inspiram. F. púnica: promessa desleal, traição. "Mais vale a fé que o pau da barca" (provérbio): aplica-se quando algo aconteceu como por milagre. Boa fé: a) convicção de agir de acordo com a lei; b) ausência de má intenção. Má fé: má intenção; maldade.

(segundo o Michaelis http://michaelis.uol.com.br/)

Mas voltando a idéia principal do texto, eu falei para a Manoela* que eu poderia enviar pensamentos positivos para a amiga dela, em vez de enviar uma oração, já que eu não acreditaria na oração que eu estaria fazendo. E ela disse que agradeceria da mesma forma, por que o meu pensamento positivo estaria vindo do meu coração. E isso me deixou aliviada e feliz, por que ela aceitou contente a minha proposta. E é isso que eu vou fazer. 
Não vou entrar no assunto aprofundado de cada religião, porque não é essa a minha intenção, mas quem quiser saber mais sobre as religiões, sugiro que pesquise em sites como esses:


Entre tantos outros.
Bom, de qualquer forma, quem puder orar ou enviar pensamentos positivos juntamente comigo, para essa amiga de Manoela*, basta orar hoje, às 23 horas (sem pensar em nomes, nem em pessoas, nem em mim, nem em ninguém em específico, pensar de uma forma mais abrangente - por exemplo: saúde para todos de bem, saúde para os que precisam, bem estar para os que merecem, etc...), eu agradeço.

Até amanhã e chêro da nordestina.

*Nome fictício para preservar a privacidade da pessoa em questão!

Nenhum comentário: