27 de maio de 2012

Redação de concurso

Ah, eu hoje sinceramente não sabia o que escrever e como eu fiz uma prova de concurso do T.R.T. para a minha região e ela teve uma redação, eu copiei a minha redação e resolvi postar. Não está perfeita, claro, pois a última vez que eu fiz uma redação para vestibular/concurso foi há mais de 10 anos, então, me dêem um desconto, ok? O tema da minha redação era "liberdade de imprensa". Antes de darem o tema, eles colocaram um texto de um autor que eu não me recordo no momento, mas que exemplificava a liberdade de imprensa juntamente com a liberdade de expressão. E eu acho que eu escrever no blog de certa forma acabou me ajudando um pouco a desenvolver algumas idéias. Bom, acabou saindo assim (eu colocarei todo o texto entre aspas, para saber onde a redação começa e onde ela termina):

"Quando eu leio algo como liberdade de imprensa, a primeira coisa que me vem na cabeça é o discurso de Luther King em relação à liberdade dos negros nos Estados Unidos. Não sei explicar porque. Mas o que ele queria ali também era liberdade. Não somente liberdade de imprensa, mas liberdade de poder ir e vir, de poder entrar em um restaurante e sentar em uma mesa sem passar constrangimentos, como ele também pedia a liberdade de imprensa, a liberdade do direito de falar, andar, entrar e sair dos locais sem ser atacado.
Infelizmente, esse tipo de liberdade nós ainda não temos. Aliás, nós não temos nenhuma. Nós achamos que temos. Nós temos uma falsa liberdade. O que temos são facilidades. São coisas, objetos e serviços que nos facilitam a vida. Carros, celulares, conexões com a internet (nem sempre com boa velocidade). Mas nós não podemos fazer o que queremos com nada disso. Um exemplo claro disso foi o fechamento recente de um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos, o MegaUpload, pelo F.B.I. E o motivo foi pirataria. Pirataria? O site é de compartilhamento de arquivos! Isso não é liberdade. É uma pseudo-liberdade. 
Não evoluímos tanto como achamos que evoluímos. Podemos ter condições de comprar o carro do ano, o celular da moda que nos conecta à internet. Podemos até conhecer pessoas do mundo inteiro através de uma tela de computador, sem ao menos nos levantar da cadeira da nossa sala! Mas de que adianta tudo isso se continuamos presos a uma educação que nos foi cimentada igual era no tempo de nossos avós? Porque podemos achar que mudou, mas está igual. Não podemos ver ninguém com um vestido mais curto que começamos a expor essa pessoa ao ridículo, como foi o caso da Geise Arruda, na sua faculdade em São Paulo.
'Ah, mas eu sou diferente, eu posso sentar no meu sofá todos os dias, depois do jantar, para assistir ao BBB e ver mulheres semi-nuas e homens saradões, pois afinal de contas, isso é liberdade de expressão!' Enquanto isso, o meu dinheiro é escondido em cuecas e meias e caça-níqueis em Brasília! O que me importa. Isso é liberdade de imprensa. Eu decido o que fazer com ela. Ô mentalidade medíocre a nossa... Ô futuro que tá demorando pra chegar! Ai, espera aí... Me disseram que o futuro já chegou, e junto com ele veio o tão almejado desenvolvimento e a liberdade de imprensa (tão desejada na época da ditadura!). Mas mesmo assim, eu sou uma cara-pintada com orgulho!!"

Bom, essa foi minha redação. Juro que eu queria ter caprichado mais, mas eu tava já cansadona e louca pra voltar pra casa. E... ainda tive que copiar para trazer pra casa, então já viu...hehehe.. Até amanhã. Chêro da nordestina!

Nenhum comentário: