20 de maio de 2012

Mal do século XXI - Estresse


(DEDICO ESTE TEXTO A MINHA QUERIDA AMIGA MARINA WIECHMANN - A IDÉIA DO TEMA FOI DELA - OBRIGADA!!)

A correria do dia a dia nos impede de aproveitar os pequenos prazeres da vida. Um almoço em família, uma conversa animada com alguém que não vemos há algum tempo, um pequeno descanso para repor as energias depois de uma reunião estressante com o chefe ou um cliente com um problema difícil de resolver, uma leitura relaxante nos momentos de ócio, ou até mesmo ficar sem fazer nada, olhando para o horizonte. Ainda mais nos dias de hoje, onde não podemos nos dar ao luxo de “escolher” o trabalho que nos dá prazer, que queremos fazer pelo resto de nossas vidas. Temos que "escolher” aquele trabalho que nos dê a possibilidade e condições suficientes para nos sustentar financeiramente (o que sinceramente, aqui no Brasil, é uma questão meio complicada de quantificar), isso quando conseguimos achar um, né. Fica ainda mais complicado quando somos trabalhadores considerados autônomos, como eu. Que trabalha por conta própria. Que não tem chefe/patrão. Muitos pensam: ah, é moleza, pode fazer seus próprios horários, pode ficar mais livre, ganha dinheiro fácil. Que nada. É mais difícil. Mas estou fugindo do assunto do texto.
Quero falar da loucura do dia a dia, que faz com que a gente deixe de aproveitar as pequenas coisas da vida, nos deixando com os horários cada vez mais apertados, nos forçando a usar agendas para marcar horários para tudo. E quando eu digo tudo, é tudo mesmo! Começando logo cedo e somente terminando no final do expediente do trabalho. Ai, meu bem, começa o chamado por muitos o terceiro turno, que é quando se chega em casa. Sim, em 98% dos casos, as mulheres (sim, tem alguns casos que os homens fazem isso) arrumam a casa, fazem o jantar, para quando o marido chegar em casa às 20 hrs ele está pronto e quentinho. Enquanto isso os filhos estão brigando (muitas vezes com tapas e arranhões e choros e gritos) e brincando (pq a energia não acaba!! - a deles não, somente a sua!!), e vc tem que ter 9 braços para dar conta de tudo, além da paciência para colocar eles para tomar banho e fazer lição de casa, antes de dar o jantar deles e botar eles para dormir.
E sua energia? Cadê? Ahhh, o marido chega em casa, e a casa tem que estar arrumada, o jantar pronto, os filhos cheirosos e dormindo, você cheirosa, arrumada e pronta para dar carinho, e com energia para conversar sobre o dia dele (isso se ele quiser conversar), e ainda preparar suas coisas, as coisas das crianças e as coisas dele para no dia seguinte começar tudo de novo. E não pode esquecer que nesse meio tempo tem: contas para pagar, compras no supermercado, o resto da família (sua mãe, sua sogra, os amigos de seus filhos, os vizinhos - que querendo ou não sempre tem uns e outros que querem se meter na sua vida e em como você educa seus filhos), os problemas que surgem (sim, os problemas, pois eles surgem, queridos, podem ficar tranquilos que eles surgem, vocês querendo ou não! E de onde vocês menos esperam!!!).
Agora você junta tudo isso na situação atual do Brasil e pensa: nossa, como será que conseguem? Não é fácil. Não é nada fácil. Se solteiro, com emprego fixo e garantido (ou seja, você tendo a certeza de que não será demitido nem sob a mínima suspeita de guerra nuclear!), ganhando bem, não está fácil, imagine casado, com filhos... A máxima: Brasil, o país do futuro!! nunca esteve tão longe de ser uma verdade para mim. Nunca esteve tão no nível de sonho para mim. Vivemos tão isolados como nunca. Vivemos tão egoístas como nunca. Estamos tão acostumados a olhar para nosso próprio umbigo que perdemos a capacidade de olhar além e ver que o mundo não é tão pequeno assim. Por mais que ele seja redondo (apesar de não ser tão redondo assim), ele é feito de ciclos, e não percebemos que por ser feito de ciclos, tudo que vai, um dia acaba voltando. Precisamos nos conscientizar de que mais vale dar a mão ao próximo do que prender nossa mão em nós mesmos. Perder cinco minutos do nosso precioso dia olhando o nascer do sol não nos faz perder nada, a não ser cinco minutos do nosso precioso dia. Mas ganhamos muita coisa. Ganhamos a visão impressionante do nascer do sol, que a cada dia que passa, ele nasce de forma diferente. Pense nisso da próxima vez que você levantar da cama com a impressão de que o sol "nasceu" da mesma forma de ontem. Pense bem... Até a próxima. Chêro da nordestina... (haha, adorei, vou me despedir assim agora)

Nenhum comentário: