18 de junho de 2012

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei


Olá, gente. Mais uma vez com vocês. Agora para fechar a primeira posição da minha lista de filmes. Sim. A trilogia do Senhor dos Anéis termina com o lançamento do filme O Retorno do Rei. Outro filme muito esperado, e que arrecadou a bagatela de mais de 1 bilhão, sendo o único filme da trilogia a bater essa marca, e um dos poucos na história do cinema.


“A história começa com Frodo e Sam, juntamente com a criatura Gollum se aproximando mais e mais de Mordor, através do Vale Morgul, com a finalidade de destruir o Um Anel. Enquanto isso, o restante da Sociedade - Aragorn, Legolas, Gimli, Gandalf - juntamente com o Rei de Rohan, Theóden, seguem em direção a Isengard, onde encontram com Merry e Pippin, que tem em sua posse uma palantír (uma pedra vidente), que Gandalf toma para si e a esconde com um manto, para a proteger. Á noite, Pippin não consegue conter sua curiosidade e acaba tocando na pedra, no que revela para Sauron sua mente. Com isso, Gandalf parte com o hobbit para Minas Tirith, com o intuito de convencer o Regente Denethor (pai de Faramir e Boromir) a acender os faróis de socorro, mas não consegue. Pippin jura lealdade ao Regente e ao Reino de Minas Tirith.
Do outro lado, Frodo, Sam e a criatura Gollum, no Vale Morgul, avistam a partida dos exércitos de Sauron. Em Minas Tirith, Pippin segue as orientações de Gandalf e acende o farol de Amon Din, mesmo contra a determinação do Regente, chegando a Edoras, de onde o rei Théoden resolve participar da guerra em auxílio ao reino vizinho, Se concentrando no Templo da Colina. Em Rivendel (Valfenda), durante sua partida, Arwen tem uma visão de uma criança nos braços de Aragorn, e percebe que se trata de seu filho, o que a faz desistir de ir embora, e ao decidir voltar, consegue convencer seu pai a forjar novamente a espada de Isildur (a espada que arrancou o Um Anel das mãos de Sauron na primeira grande guerra) e a entregá-la a Aragorn.
Com a retomada de Osgiliath pelos orcs, Faramir é resgatado por Gandalf, que fica sabendo do encontro de Faramir com Frodo e Sam. Denethor, o Regente de Minas Tirith exige que Faramir retome o poder de Osgiliath e Faramir reúne seus homens e decide partir, mesmo contra a vontade de Gandalf, que considera essa decisão uma loucura. Faramir é gravemente ferido. Seu pai acredita que está morto. Enquanto isso, a criatura Gollum faz com que Frodo rompa relações com Sam e pede para que Sam volte para o Condado, acreditando que assim seja melhor para os dois. Sam inicia sua viagem de retorno.
No Templo da Colina, Aragorn recebe a visita de Elrond, portando a espada de Isildur, forjada novamente, e este lhe avisa sobre os inimigos que estão vindo pelo rio e sobre a derrota que se aproxima, a menos que ele retome a posição que é sua por direito e convença o exército de mortos a lutar ao seu lato, cumprindo a promessa feita na época de Isildur. Com isso, Aragorn parte para a Senda dos Mortos, mas Gimli e Legolas decidem ir juntos. Logo em seguida, os cavaleiros de Rohan vão ao auxílio de Gondor. Como o rei Théoden proibiu Merry e Éowyn de participarem, os dois decidem ir disfarçados.
Ao ver que Minas Tirith está sendo cercada pelas tropas de Mordor, o Regente Denethor decide queimar em uma pira o seu corpo juntamente com o corpo de seu filho, que ele acredita estar morto. Nessa hora, Pippin chama Gandalf para impedir, e Denethor acaba morrendo queimado vivo, na frente de seu filho. Ao mesmo tempo, a criatura Gollum leva Frodo para a toca de Laracna, um aracnídeo gigante. Frodo tenta escapar, mas é picado. Frodo desmaia e é capturado por orcs. Sam retorna e após lutar e matar o aracnídeo, pensando que Frodo estava morto, ouve os orcs falarem que Frodo estava vivo, corre para salvá-lo.
Em Minas Tirith, os cavaleiros de Rohan chegam em auxílio aos guerreiros de Gondor. Após ser atingido, o rei Théoden se encontra gravemente ferido e Éowyn e Merry derrotam o Rei Bruxo de Angman, mas o rei de Rohan morre. Nessa hora, Aragorn desembarca no porto com o exército de mortos, ajudando os guerreiros a vencer mais essa luta. Enquanto isso, Sam resgata Frodo da torre e os dois caminham em direção à Montanha da Perdição (Mount Doom).
Após a vitória em Minas Tirith, Aragorn, Legolas, Gimli, Gandalf, juntamente com os exércitos de Rohan e Gondor marcham para os Portões Negros, para chamar a atenção de Sauron, com o intuito de dar a oportunidade para que Frodo possa chegar até a Montanha da Perdição (Mount Doom). Ao mesmo tempo, Frodo e Sam travam mais uma luta com a criatura Gollum. Nessa luta, Frodo consegue chegar até a montanha, mas decide ficar com o Um Anel. A criatura Gollum consegue tomar o Um Anel dele, arrancando-o juntamente com o dedo. Nessa luta, os dois caem no penhasco. Frodo conseque se segurar nas pedras, e Sam corre para lhe ajudar. A criatura Gollum cai na lava e fogo, juntamente com o Um Anel. Froro e Sam conseguem sair da Montanha. Após o Um Anel ser destruído, Gandalf envia águias para tentar resgatar Frodo e Sam.
Quando Frodo acorda, em Minas Tirith, percebe que tudo está terminado e que o mal foi destruído. Aragorn é coroado rei, e desposa Arwen. Os hobbits voltam para o Condado. Sam casa com Rosinha (por quem é apaixonado desde o início). Frodo termina de escrever o livro do tio (Bilbo) e decide colocar o título de "O Senhor dos Anéis”. Ao levar o tio para os Portos Cinzentos, de onde os elfos partem da Terra-Média para sempre, os hobbits percebem quem Frodo também vai embora. Assim como Gandalf, Alrond e Galadriel. Sam retorna para sua casa e decide escrever um livro sobre suas aventuras.”
Bom. Esse foi o resumo do último filme da trilogia. Vejam bem, o que eu estou resumindo é o filme, e não o livro. Ainda não consegui terminar de ler os livros. Com certeza os livros são MUITO mais densos e com muito mais conteúdos. Eu não me atreveria a resumir os livros aqui. Não mesmo. Mas eu recomendo a ler os livros. Aliás, eu recomendo a ler sempre. É uma viagem a outro mundo. Mas isso é assunto para outro dia. O fantástico mundo da leitura. Que tal??hehehe. Bom, agora vamos às informações que eu achei.

O elenco para esse filme contou com:

Peter Jackson - Diretor
Elijah Wood - Frodo Baggins
Sean Astin - Samwise Gamgee
Vigo Mortensen - Aragorn
Ian McKellen - Gandalf, o Cinzeiro (o Branco)
Dominic Monaghan - Meriadoc Brandybuck
Billy Boyd - Peregrin Took
Orlando Bloom - Legolas
John Rhys-Davies - Gimli e Treebeard (Barbárvore)
Andy Serkis - Criatura Gollum e Rei Bruxo de Angmar (voz)
Bernard Hill - Théoden
Miranda Otto - Éowyn
Karl Urban - Éomer
Hugo Weaving - Elrond
Liv Tyler - Arwen
David Wenham - Faramir
Cate Blanchett - Galadriel
John Noble - Denethor
Ian Holm - Bilbo Baggins

A trilha sonora deste filme foi:

10- Anduril

Os prêmios que este filme arrebatou foram váaaaaarios:

Oscar 2003 (EUA)
·   Melhor filme - Peter Jackson
·   Melhor diretor - Peter Jackson
·   Melhor roteiro adaptado - Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens
·   Melhores Efeitos Visuais - Jim Rygiel, Randall William Cook, Alex Funke e Joe Letteri
·   Melhor Direção de Arte - Grant Major, Dan Hennah e Alan Lee
·   Melhor Edição - Jamie Selkirk
·   Melhor Figurino - Ngila Dickson e Richard Taylor
·   Melhor Maquiagem - Richard Taylor e Peter King
·   Melhor Mixagem de Som - Christopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges e Hammond Peek
·   Melhor Trilha Sonora - Howard Shore
·   Melhor Canção Original - Fran Walsh, Howard Shore e Annie Lennox por Into the West
BAFTA 2004 (Reino Unido)
·   Melhor Filme - Barrie M. Osborne, Fran Walsh e Peter Jackson
·   Melhor Roteiro Adaptado - Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens
·   Melhor Fotografia - Andrew Lesnie
·   Melhor Efeitos Visuais
·   Melhor Audiência (Prêmio Especial)

Globo de Ouro 2004
·   Filme Drama
·   Roteiro Adaptado
·   Trilha Sonora - Howard Shore
·   Canção Original - Fran Walsh, Howard Shore e Annie Lennox por Into the West
Grammy 2005
·   Melhor Álbum de Trilha Sonora para um Filme - Howard Shore
·   Melhor Música Escrita para um Filme
MTV Movie Awards 2004
·   Melhor Filme
·   Melhor Sequência de Ação (pela Batalha em Gondor).
Outros prêmios
·   Prêmio de Melhor Direção pelo Sindicato dos Diretores da América
·   Prêmio de Melhor Elenco pelo Sindicato de Atores
·   Prêmio de Excelência em Design de Produção pelo Sindicato dos Diretores de Arte
·   Prêmio de Melhor Edição - Drama pelo Sindicato dos Editores
·   4 Prêmios pela Sociedade de Efeitos Visuais
·   Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado pelo Sindicato de Roteiristas da América
·   Prêmio de Excelência em Figurino para filmes de fantasia pelo Sindicato de Figurinistas
· Prêmio de Melhor Maquiagem de Personagens e de Melhor Maquiagem em Efeitos Especiais pelo Sindicato de Maquiadores e Estilistas de Hollywood
·   Prêmio de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora pelo Círculo de Críticos de Chicago
·   Prêmio de Melhor Filme pelo Círculo de Críticos de Nova York

Algumas curiosidades sobre este filme:

- O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei teve 1500 efeitos computadorizados, enquanto que o primeiro filme da trilogia teve 560 efeitos e o segundo teve 800;
- As cenas de batalha de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei chegaram a contar com até 200 mil personagens digitais, criados através de computadores;
- A cena de abertura de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, mostrando a origem de Gollum, inicialmente seria incluída em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, após Gollum relembrar seu verdadeiro nome, Smeagol, pela primeira vez;
- O diretor Peter Jackson aparece em uma pequena ponta, como um dos mercenários dos barcos que se dirigem a Minas Tirith;
- Ao lado de Ben-Hur (1959) e Titanic (1997), O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é o filme mais premiado da história do Oscar.

Um fato importante que eu não citei em nenhum dos três filmes, é que após o lançamento dos três, lançaram uma extensão dos filmes, com cenas exclusivas, o que para qualquer fã da trilogia, é um presente dos deuses (eu tenho!!), e que deixou o filme um pouco mais longo (não to reclamando não!!), mas explica algumas coisas que quem é fã acredita serem importantes, como por exemplo, a morte de Saruman, o destino de Eowen, entre outros detalhes significativos. Só vale à pena mesmo para quem é realmente fã.
Bom, com isso eu termino o primeiro filme da minha lista. Espero que estejam gostando dos meus resumos e das informações que eu estou conseguindo achar sobre os filmes. Eu sei que eu não estou trazendo tudo que eu falei que traria, mas é que algumas coisas, como por exemplo, locais para comprar o filme, é muito fácil, como Livraria Cultura, Lojas Americanas, Submarino, etc., então, não achei importante trazer. Semana que vem eu trago o segundo filme: Star Wars. Esse filme possui seis episódios. Começarei contando na sua sequência certa, ou seja, começarei pelos três últimos filmes lançados no cinema, ok? Então o primeiro filme que começarei será o Episódio I: A Ameaça Fantasma. Porque começarei pelos últimos três lançados? Porque a ordem foi invertida. Explicarei melhor na semana que vem. Então, boa semana a todos e até semana que vem. Chêro da Nordestina.:))

Nenhum comentário: