5 de junho de 2012

1° lugar: Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel


Oi, gente. Andei fazendo algumas modificações no site, para dar uma melhorada no visual. Com o tempo, vou melhorando as coisas por aqui. Estou pegando o jeito ainda. Tenham paciência que vai ficando com a minha cara aos poucos. Mas vamos ao que interessa. Conforme a programação, começarei com o detalhamento de cada filme, com todos os dados que eu encontrar referentes a cada um deles. Elenco, músicas, resumo, site, local onde vocês podem comprar/baixar, tudo que eu encontrar. Começando com o primeiro lugar, "O Senhor dos Anéis". Como são três filmes, a cada postagem, falarei de um filme. O primeiro deles é "A Sociedade do Anel".


Antes de começar a falar do filme em si, vale salientar que a obra é do escritor, professor e filósofo britânico J.R.R.Tolkien. Ele também é o escritor das obras "O Hobbit" e "O Silmarillion" (que são obras que antecedem/complementam "O Senhor dos Anéis"), além de outras obras como "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média", "Os Filhos de Húrin", "Roverandom", "As Aventuras de Tom Bombadil", entre outros. Em outra postagem, eu aprofundo essa figura que é J.R.R.Tolkien.
O primeiro livro, O Hobbit, foi escrito entre 1937 e 1949, mas só será lançado no cinema no final desse ano (2012).
O livro "A Sociedade do Anel", o primeiro filme que foi lançado (nos Estados Unidos em 2001 e no Brasil em 2002), começa com a Galadriel relatando (narrando), de forma reduzida, como surgiu o Um Anel, sendo este feito por Sauron, quando este o forja na Montanha da Perdição (Mount Doom), enganando a todos (homens, elfos e anões). Mostra em seguida quando a criatura Gollum toma posse do anel depois da morte do príncipe Isildur, e quando a mesma criatura Gollum perde o anel para o hobbit, Bilbo Baggins, que é quando a história do primeiro filme começa.
Após vários anos, Bilbo decide repassar todos os seus bens, inclusive o anel, para Frodo Baggins, seu sobrinho, no seu 111° aniversário. Gandalf, o mago, está presente e descobre, neste dia, que o Um Anel está de volta. A partir deste momento, Frodo se vê diante de uma aventura que nunca imaginou ser capaz de viver. E não está sozinho. Seu amigo e jardineiro fiel, Samwise Gamgee, faz questão de acompanhá-lo nessa jornada. E Gandalf pede para que os dois o encontre na cidade de Bree, na estalagem Pônei Saltitante.. No meio do caminho, esbarram com Meriadoc Brandybuck (Merry) e Peregrin Took (Pipp), primos distantes de Frodo, e decidem ir juntos com Frodo para Bree.
Quando chegam na estalagem Pônei Saltitante, onde combinaram de se encontrar com Gandalf, ocorrem acontecimentos inesperados e acabam encontrando com uma das figuras mais importantes do filme, o Passolargo, ou Aragorn. Daí em diante, as coisas desenrolam de forma que o levam até Rivendell, a casa dos elfos, onde Aragorn vive com o seu amor, a Arwen, uma elfa. E é justamente em Rivendel (Valfenda) que é criada a Sociedade do Anel, com o intuito de conduzir Frodo com segurança até a Montanha da Perdição para que o Um Anel possa ser destruído.
Para a criação desta Sociedade, estão presentes um anão, o Gimli; um elfo, o Legolas; um homem, o Boromir; um homem dúnedain (homem que recebeu uma dádiva dos elfos, ou seja, tem uma sobre-vida maior), o Aragorn; um mago, o Gandalf; e quatro hobbits, Merry, Pipp, Sam e Frodo: A Sociedade do Anel.
Através dessa Sociedade, eles partem em busca de caminhos possíveis para se chegar a Montanha da Perdição. Vão pela estrada, através das montanhas de Caradhras, mas a magia de Saruman (outro mago, um nível acima de Gandalf, e seu mestre na ordem, e agora inimigo) os impede de continuar, e mudam o caminho, tentando ir pelas profundezas das Minas de Moria. Lá se deparam com um Balrog bloqueando a passagem de  Khazad-dûm, fazendo com que Gandalf caia do penhasco. Depois disso, a Sociedade segue com oito componentes.
Conseguem alcançar o Reino de Lothlórien, onde Galadriel e Celeborn (também elfos) os recebem com as devidas pompas e respeito. Galadriel é a rainha da luz e a que conversa com os componentes da Sociedade através dos pensamentos. Em um determinado momento, Galadriel mostra a Frodo que ele está sozinho nesta jornada, e este decide então continuar sem colocar em risco o resto da Sociedade. Sam percebe e corre atrás do amigo. Neste momento, Merry e Pipp são sequestrados por Uruk-hais, acarretando na morte de Boromir, o único homem da Sociedade. Aragorn, Gimli e Legolas saem em busca para os salvar, deixando Frodo e Sam seguirem viagem, cientes de que essa foi a melhor solução no momento.

Este é um resumão do primeiro filme. Para este primeiro filme o elenco principal foi:

Peter Jackson - Diretor
Elijah Wood - Frodo Baggins
Sean Astin - Samwise Gamgee
Vigo Mortensen - Aragorn
Ian McKellen - Gandalf, o Cinzeiro
Dominic Monaghan - Meriadoc Brandybuck
Billy Boyd - Peregrin Took
Orlando Bloom - Legolas
John Rhys-Davies - Gimli
Sean Bean - Boromir
Hugo Weaving - Elrond
Liv Tyler - Arwen
Ian Holm - Bilbo Baggins
Cate Blanchett - Galadriel
Christopher Lee - Saruman
Sala Baker - Sauron (o ator na verdade não aparece no filme)
Marton Csokas - Celeborn

Trilha sonora do primeiro filme:

Prêmios que ganhou (disputou outros, mas não ganhou):

OSCAR 2002:
- Melhor maquiagem
- Melhor efeitos especiais
- Melhor fotografia
- Melhor trilha sonora

BAFTA 2002 (British Academy of Film and Television Arts):

- Melhor filme
- Melhor diretor
- Maquiagem
- Melhor efeitos visuais

PRÊMIO BODIL 2002 (Premiação Dinamarquesa)

- Melhor filme americano

PRÊMIO SATURNO 2002

- Melhor filme fantasia
- Melhor diretor
- Melhor ator coadjuvante para Ian McKellen

Bom, por enquanto é isso. Na próxima postagem, escreverei sobre o Senhor dos Anéis, As Duas Torres. Chêro da Nordestina.:))