25 de junho de 2012

2° lugar: Star Wars


Olá, gente. Essa semana eu vou começar com o segundo filme da lista. O segundo filme foi dividido em episódios. Star Wars foi um dos filmes de maior sucesso, na minha opinião, já feitos na história da indústria cinematográfica. Foi um dos sucessos que deu início a era de utilização dos efeitos especiais computadorizados. Posso até estar falando besteira, mas eu acho que esse filme deu início ao uso de efeitos feitos pelo computador. Antes de falar propriamente dos episódios dos filmes, vale muito à pena falar sobre a história por trás da produção dos filmes. Como é uma das sagas que mais me encanta, há muita coisa por trás das filmagens que não se encontra em todas as páginas da internet. Como base para a pesquisa, contei com sites como o Wikipédia e o site Infoescola, onde tirei algumas informações sobre George Lucas, o criador da saga Star Wars.


George Lucas iniciou escrevendo um roteiro de seis horas, mesmo sabendo que o estúdio não aceitaria (nesse roteiro, ele se inspirou em nada mais nada menos do que no Flash Gordon e no Planeta dos Macacos). Por isso, dividiu o roteiro em seis partes, chamando cada parte de episódio, e com isso, decidiu gravar somente os três últimos episódios, pois acreditava que a história continha mais informações nessa parte. Por isso somente os três últimos episódios da saga foram gravados (Uma Nova Esperança; O Império Contra-Ataca; O Retorno de Jedi. Os filmes foram gravados na década de 70. Naquela época, ninguém acreditava em filmes com esse tipo de enredo: espaços, naves, guerras estelares, criaturas de outros planetas, etc. Isso era incrível demais para a época, e por esse motivo, muitas indústrias cinematográficas fecharam a porta para Lucas.
A Fox, mesmo não acreditando no sucesso do filme, entrou em um acordo com Lucas e este ficou com todos os direitos sobre o filme em troca do salário - nem o próprio Lucas acreditava - mas isso lhe garantiu dinheiro suficiente para abrir a sua própria empresa (hoje ele é dono de várias, graças à saga Star Wars). Ou seja, ele tirou dinheiro do próprio bolso para produzir os filmes, o que significa que os filmes tem produção independente!!
Por se tratar de um filme independente, Lucas decidiu escolher atores desconhecidos na época. Um deles foi o até então desconhecido (hoje famosíssimo e charmosíssimo!!) Harrison Ford, que depois voltou a trabalhar com Lucas em outros filmes, como Indiana Jones. Harrison Ford estava sendo testado para fazer parte do elenco, mas acabou ficando com o papel de Han Solo, que acabou se tornando um dos principais protagonistas do filme. O ator Alec Guiness foi chamado pessoalmente por Lucas, para dar credibilidade ao filme, fazendo o papel de Obi-Wan Kenobi.
As filmagens ocorreram no deserto do Saara, na Tunísia, em estúdio (Londres) e nos Estados Unidos, para a criação da parte dos efeitos de imagem e som. A estréia que estava prevista para ocorrer em dezembro de 1976 só ocorre em maio de 1977, por conta de atrasos referentes a brigas internas, descrédito de grande parte da equipe e uma demissão por parte do editor de efeitos e da contratação nova, o que faz com que a finalização acabe atrasando, deixando todos ainda mais receosos. Mas o filme estreia e se revela um estrondoso sucesso em todo o mundo, mostrando-se ser um divisor de águas na indústria cinematográfica (para alívio até do Lucas, creio eu, né!)
A partir desse primeiro filme, Lucas investe tudo que ganhou na produção do segundo filme, mostrando a todos que a produção independente realmente mostra resultados, e que não precisa de uma indústria cinematográfica pesada para que um filme alcance sucesso. Com essa saga, ele consegue criar as suas empresas (são várias), e em todo o mundo se inicia uma febre em volta da saga Star Wars, com a criação de Histórias em Quadrinhos, Livros, Desenhos Animados, brinquedos, roupas, etc. E os fãs não param de crescer. É uma história que passa de geração para geração. E através desse grande sucesso, ele consegue gravar os outros três episódios. Por essa razão, os episódios saíram em ordem invertida. Os três últimos foram lançados primeiro, e os três primeiros foram lançados por último.
Mas as novidades não param por ai. Agora Lucas está re-lançando todos os episódios, na ordem correta, mas agora em 3D. O primeiro já foi lançado: o Episódio I: A Ameaça Fantasma. O Episódio II: O Ataque dos Clones está marcado para ser lançado em 2013. Fiquem de olho!!:))

E com isso eu fecho a postagem de hoje, desejando uma ótima semana e que a Força Esteja Com Vocês! (May the Force Be With You!!!) Chêro da Nordestina!



Nenhum comentário: