25 de junho de 2012

2° lugar: Star Wars


Olá, gente. Essa semana eu vou começar com o segundo filme da lista. O segundo filme foi dividido em episódios. Star Wars foi um dos filmes de maior sucesso, na minha opinião, já feitos na história da indústria cinematográfica. Foi um dos sucessos que deu início a era de utilização dos efeitos especiais computadorizados. Posso até estar falando besteira, mas eu acho que esse filme deu início ao uso de efeitos feitos pelo computador. Antes de falar propriamente dos episódios dos filmes, vale muito à pena falar sobre a história por trás da produção dos filmes. Como é uma das sagas que mais me encanta, há muita coisa por trás das filmagens que não se encontra em todas as páginas da internet. Como base para a pesquisa, contei com sites como o Wikipédia e o site Infoescola, onde tirei algumas informações sobre George Lucas, o criador da saga Star Wars.


George Lucas iniciou escrevendo um roteiro de seis horas, mesmo sabendo que o estúdio não aceitaria (nesse roteiro, ele se inspirou em nada mais nada menos do que no Flash Gordon e no Planeta dos Macacos). Por isso, dividiu o roteiro em seis partes, chamando cada parte de episódio, e com isso, decidiu gravar somente os três últimos episódios, pois acreditava que a história continha mais informações nessa parte. Por isso somente os três últimos episódios da saga foram gravados (Uma Nova Esperança; O Império Contra-Ataca; O Retorno de Jedi. Os filmes foram gravados na década de 70. Naquela época, ninguém acreditava em filmes com esse tipo de enredo: espaços, naves, guerras estelares, criaturas de outros planetas, etc. Isso era incrível demais para a época, e por esse motivo, muitas indústrias cinematográficas fecharam a porta para Lucas.
A Fox, mesmo não acreditando no sucesso do filme, entrou em um acordo com Lucas e este ficou com todos os direitos sobre o filme em troca do salário - nem o próprio Lucas acreditava - mas isso lhe garantiu dinheiro suficiente para abrir a sua própria empresa (hoje ele é dono de várias, graças à saga Star Wars). Ou seja, ele tirou dinheiro do próprio bolso para produzir os filmes, o que significa que os filmes tem produção independente!!
Por se tratar de um filme independente, Lucas decidiu escolher atores desconhecidos na época. Um deles foi o até então desconhecido (hoje famosíssimo e charmosíssimo!!) Harrison Ford, que depois voltou a trabalhar com Lucas em outros filmes, como Indiana Jones. Harrison Ford estava sendo testado para fazer parte do elenco, mas acabou ficando com o papel de Han Solo, que acabou se tornando um dos principais protagonistas do filme. O ator Alec Guiness foi chamado pessoalmente por Lucas, para dar credibilidade ao filme, fazendo o papel de Obi-Wan Kenobi.
As filmagens ocorreram no deserto do Saara, na Tunísia, em estúdio (Londres) e nos Estados Unidos, para a criação da parte dos efeitos de imagem e som. A estréia que estava prevista para ocorrer em dezembro de 1976 só ocorre em maio de 1977, por conta de atrasos referentes a brigas internas, descrédito de grande parte da equipe e uma demissão por parte do editor de efeitos e da contratação nova, o que faz com que a finalização acabe atrasando, deixando todos ainda mais receosos. Mas o filme estreia e se revela um estrondoso sucesso em todo o mundo, mostrando-se ser um divisor de águas na indústria cinematográfica (para alívio até do Lucas, creio eu, né!)
A partir desse primeiro filme, Lucas investe tudo que ganhou na produção do segundo filme, mostrando a todos que a produção independente realmente mostra resultados, e que não precisa de uma indústria cinematográfica pesada para que um filme alcance sucesso. Com essa saga, ele consegue criar as suas empresas (são várias), e em todo o mundo se inicia uma febre em volta da saga Star Wars, com a criação de Histórias em Quadrinhos, Livros, Desenhos Animados, brinquedos, roupas, etc. E os fãs não param de crescer. É uma história que passa de geração para geração. E através desse grande sucesso, ele consegue gravar os outros três episódios. Por essa razão, os episódios saíram em ordem invertida. Os três últimos foram lançados primeiro, e os três primeiros foram lançados por último.
Mas as novidades não param por ai. Agora Lucas está re-lançando todos os episódios, na ordem correta, mas agora em 3D. O primeiro já foi lançado: o Episódio I: A Ameaça Fantasma. O Episódio II: O Ataque dos Clones está marcado para ser lançado em 2013. Fiquem de olho!!:))

E com isso eu fecho a postagem de hoje, desejando uma ótima semana e que a Força Esteja Com Vocês! (May the Force Be With You!!!) Chêro da Nordestina!



18 de junho de 2012

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei


Olá, gente. Mais uma vez com vocês. Agora para fechar a primeira posição da minha lista de filmes. Sim. A trilogia do Senhor dos Anéis termina com o lançamento do filme O Retorno do Rei. Outro filme muito esperado, e que arrecadou a bagatela de mais de 1 bilhão, sendo o único filme da trilogia a bater essa marca, e um dos poucos na história do cinema.


“A história começa com Frodo e Sam, juntamente com a criatura Gollum se aproximando mais e mais de Mordor, através do Vale Morgul, com a finalidade de destruir o Um Anel. Enquanto isso, o restante da Sociedade - Aragorn, Legolas, Gimli, Gandalf - juntamente com o Rei de Rohan, Theóden, seguem em direção a Isengard, onde encontram com Merry e Pippin, que tem em sua posse uma palantír (uma pedra vidente), que Gandalf toma para si e a esconde com um manto, para a proteger. Á noite, Pippin não consegue conter sua curiosidade e acaba tocando na pedra, no que revela para Sauron sua mente. Com isso, Gandalf parte com o hobbit para Minas Tirith, com o intuito de convencer o Regente Denethor (pai de Faramir e Boromir) a acender os faróis de socorro, mas não consegue. Pippin jura lealdade ao Regente e ao Reino de Minas Tirith.
Do outro lado, Frodo, Sam e a criatura Gollum, no Vale Morgul, avistam a partida dos exércitos de Sauron. Em Minas Tirith, Pippin segue as orientações de Gandalf e acende o farol de Amon Din, mesmo contra a determinação do Regente, chegando a Edoras, de onde o rei Théoden resolve participar da guerra em auxílio ao reino vizinho, Se concentrando no Templo da Colina. Em Rivendel (Valfenda), durante sua partida, Arwen tem uma visão de uma criança nos braços de Aragorn, e percebe que se trata de seu filho, o que a faz desistir de ir embora, e ao decidir voltar, consegue convencer seu pai a forjar novamente a espada de Isildur (a espada que arrancou o Um Anel das mãos de Sauron na primeira grande guerra) e a entregá-la a Aragorn.
Com a retomada de Osgiliath pelos orcs, Faramir é resgatado por Gandalf, que fica sabendo do encontro de Faramir com Frodo e Sam. Denethor, o Regente de Minas Tirith exige que Faramir retome o poder de Osgiliath e Faramir reúne seus homens e decide partir, mesmo contra a vontade de Gandalf, que considera essa decisão uma loucura. Faramir é gravemente ferido. Seu pai acredita que está morto. Enquanto isso, a criatura Gollum faz com que Frodo rompa relações com Sam e pede para que Sam volte para o Condado, acreditando que assim seja melhor para os dois. Sam inicia sua viagem de retorno.
No Templo da Colina, Aragorn recebe a visita de Elrond, portando a espada de Isildur, forjada novamente, e este lhe avisa sobre os inimigos que estão vindo pelo rio e sobre a derrota que se aproxima, a menos que ele retome a posição que é sua por direito e convença o exército de mortos a lutar ao seu lato, cumprindo a promessa feita na época de Isildur. Com isso, Aragorn parte para a Senda dos Mortos, mas Gimli e Legolas decidem ir juntos. Logo em seguida, os cavaleiros de Rohan vão ao auxílio de Gondor. Como o rei Théoden proibiu Merry e Éowyn de participarem, os dois decidem ir disfarçados.
Ao ver que Minas Tirith está sendo cercada pelas tropas de Mordor, o Regente Denethor decide queimar em uma pira o seu corpo juntamente com o corpo de seu filho, que ele acredita estar morto. Nessa hora, Pippin chama Gandalf para impedir, e Denethor acaba morrendo queimado vivo, na frente de seu filho. Ao mesmo tempo, a criatura Gollum leva Frodo para a toca de Laracna, um aracnídeo gigante. Frodo tenta escapar, mas é picado. Frodo desmaia e é capturado por orcs. Sam retorna e após lutar e matar o aracnídeo, pensando que Frodo estava morto, ouve os orcs falarem que Frodo estava vivo, corre para salvá-lo.
Em Minas Tirith, os cavaleiros de Rohan chegam em auxílio aos guerreiros de Gondor. Após ser atingido, o rei Théoden se encontra gravemente ferido e Éowyn e Merry derrotam o Rei Bruxo de Angman, mas o rei de Rohan morre. Nessa hora, Aragorn desembarca no porto com o exército de mortos, ajudando os guerreiros a vencer mais essa luta. Enquanto isso, Sam resgata Frodo da torre e os dois caminham em direção à Montanha da Perdição (Mount Doom).
Após a vitória em Minas Tirith, Aragorn, Legolas, Gimli, Gandalf, juntamente com os exércitos de Rohan e Gondor marcham para os Portões Negros, para chamar a atenção de Sauron, com o intuito de dar a oportunidade para que Frodo possa chegar até a Montanha da Perdição (Mount Doom). Ao mesmo tempo, Frodo e Sam travam mais uma luta com a criatura Gollum. Nessa luta, Frodo consegue chegar até a montanha, mas decide ficar com o Um Anel. A criatura Gollum consegue tomar o Um Anel dele, arrancando-o juntamente com o dedo. Nessa luta, os dois caem no penhasco. Frodo conseque se segurar nas pedras, e Sam corre para lhe ajudar. A criatura Gollum cai na lava e fogo, juntamente com o Um Anel. Froro e Sam conseguem sair da Montanha. Após o Um Anel ser destruído, Gandalf envia águias para tentar resgatar Frodo e Sam.
Quando Frodo acorda, em Minas Tirith, percebe que tudo está terminado e que o mal foi destruído. Aragorn é coroado rei, e desposa Arwen. Os hobbits voltam para o Condado. Sam casa com Rosinha (por quem é apaixonado desde o início). Frodo termina de escrever o livro do tio (Bilbo) e decide colocar o título de "O Senhor dos Anéis”. Ao levar o tio para os Portos Cinzentos, de onde os elfos partem da Terra-Média para sempre, os hobbits percebem quem Frodo também vai embora. Assim como Gandalf, Alrond e Galadriel. Sam retorna para sua casa e decide escrever um livro sobre suas aventuras.”
Bom. Esse foi o resumo do último filme da trilogia. Vejam bem, o que eu estou resumindo é o filme, e não o livro. Ainda não consegui terminar de ler os livros. Com certeza os livros são MUITO mais densos e com muito mais conteúdos. Eu não me atreveria a resumir os livros aqui. Não mesmo. Mas eu recomendo a ler os livros. Aliás, eu recomendo a ler sempre. É uma viagem a outro mundo. Mas isso é assunto para outro dia. O fantástico mundo da leitura. Que tal??hehehe. Bom, agora vamos às informações que eu achei.

O elenco para esse filme contou com:

Peter Jackson - Diretor
Elijah Wood - Frodo Baggins
Sean Astin - Samwise Gamgee
Vigo Mortensen - Aragorn
Ian McKellen - Gandalf, o Cinzeiro (o Branco)
Dominic Monaghan - Meriadoc Brandybuck
Billy Boyd - Peregrin Took
Orlando Bloom - Legolas
John Rhys-Davies - Gimli e Treebeard (Barbárvore)
Andy Serkis - Criatura Gollum e Rei Bruxo de Angmar (voz)
Bernard Hill - Théoden
Miranda Otto - Éowyn
Karl Urban - Éomer
Hugo Weaving - Elrond
Liv Tyler - Arwen
David Wenham - Faramir
Cate Blanchett - Galadriel
John Noble - Denethor
Ian Holm - Bilbo Baggins

A trilha sonora deste filme foi:

10- Anduril

Os prêmios que este filme arrebatou foram váaaaaarios:

Oscar 2003 (EUA)
·   Melhor filme - Peter Jackson
·   Melhor diretor - Peter Jackson
·   Melhor roteiro adaptado - Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens
·   Melhores Efeitos Visuais - Jim Rygiel, Randall William Cook, Alex Funke e Joe Letteri
·   Melhor Direção de Arte - Grant Major, Dan Hennah e Alan Lee
·   Melhor Edição - Jamie Selkirk
·   Melhor Figurino - Ngila Dickson e Richard Taylor
·   Melhor Maquiagem - Richard Taylor e Peter King
·   Melhor Mixagem de Som - Christopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges e Hammond Peek
·   Melhor Trilha Sonora - Howard Shore
·   Melhor Canção Original - Fran Walsh, Howard Shore e Annie Lennox por Into the West
BAFTA 2004 (Reino Unido)
·   Melhor Filme - Barrie M. Osborne, Fran Walsh e Peter Jackson
·   Melhor Roteiro Adaptado - Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens
·   Melhor Fotografia - Andrew Lesnie
·   Melhor Efeitos Visuais
·   Melhor Audiência (Prêmio Especial)

Globo de Ouro 2004
·   Filme Drama
·   Roteiro Adaptado
·   Trilha Sonora - Howard Shore
·   Canção Original - Fran Walsh, Howard Shore e Annie Lennox por Into the West
Grammy 2005
·   Melhor Álbum de Trilha Sonora para um Filme - Howard Shore
·   Melhor Música Escrita para um Filme
MTV Movie Awards 2004
·   Melhor Filme
·   Melhor Sequência de Ação (pela Batalha em Gondor).
Outros prêmios
·   Prêmio de Melhor Direção pelo Sindicato dos Diretores da América
·   Prêmio de Melhor Elenco pelo Sindicato de Atores
·   Prêmio de Excelência em Design de Produção pelo Sindicato dos Diretores de Arte
·   Prêmio de Melhor Edição - Drama pelo Sindicato dos Editores
·   4 Prêmios pela Sociedade de Efeitos Visuais
·   Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado pelo Sindicato de Roteiristas da América
·   Prêmio de Excelência em Figurino para filmes de fantasia pelo Sindicato de Figurinistas
· Prêmio de Melhor Maquiagem de Personagens e de Melhor Maquiagem em Efeitos Especiais pelo Sindicato de Maquiadores e Estilistas de Hollywood
·   Prêmio de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora pelo Círculo de Críticos de Chicago
·   Prêmio de Melhor Filme pelo Círculo de Críticos de Nova York

Algumas curiosidades sobre este filme:

- O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei teve 1500 efeitos computadorizados, enquanto que o primeiro filme da trilogia teve 560 efeitos e o segundo teve 800;
- As cenas de batalha de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei chegaram a contar com até 200 mil personagens digitais, criados através de computadores;
- A cena de abertura de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, mostrando a origem de Gollum, inicialmente seria incluída em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, após Gollum relembrar seu verdadeiro nome, Smeagol, pela primeira vez;
- O diretor Peter Jackson aparece em uma pequena ponta, como um dos mercenários dos barcos que se dirigem a Minas Tirith;
- Ao lado de Ben-Hur (1959) e Titanic (1997), O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é o filme mais premiado da história do Oscar.

Um fato importante que eu não citei em nenhum dos três filmes, é que após o lançamento dos três, lançaram uma extensão dos filmes, com cenas exclusivas, o que para qualquer fã da trilogia, é um presente dos deuses (eu tenho!!), e que deixou o filme um pouco mais longo (não to reclamando não!!), mas explica algumas coisas que quem é fã acredita serem importantes, como por exemplo, a morte de Saruman, o destino de Eowen, entre outros detalhes significativos. Só vale à pena mesmo para quem é realmente fã.
Bom, com isso eu termino o primeiro filme da minha lista. Espero que estejam gostando dos meus resumos e das informações que eu estou conseguindo achar sobre os filmes. Eu sei que eu não estou trazendo tudo que eu falei que traria, mas é que algumas coisas, como por exemplo, locais para comprar o filme, é muito fácil, como Livraria Cultura, Lojas Americanas, Submarino, etc., então, não achei importante trazer. Semana que vem eu trago o segundo filme: Star Wars. Esse filme possui seis episódios. Começarei contando na sua sequência certa, ou seja, começarei pelos três últimos filmes lançados no cinema, ok? Então o primeiro filme que começarei será o Episódio I: A Ameaça Fantasma. Porque começarei pelos últimos três lançados? Porque a ordem foi invertida. Explicarei melhor na semana que vem. Então, boa semana a todos e até semana que vem. Chêro da Nordestina.:))

11 de junho de 2012

Senhor dos Anéis: As Duas Torres

Olá, gente. Estou de volta. Achei melhor deixar a atualização semanal, pois a correria está deixando os horários apertados, e com isso está ficando meio complicado atualizar aqui diariamente. E como não quero deixar parado, sem dar satisfação para as poucas pessoas que sempre acessam, então prefiro deixar para atualizar semanalmente. Pelo menos as pessoas que sempre visitam saberão que toda semana tem novidades aqui. Como já puderam perceber, o meu blog é bem intimista, conta coisas que acontecem comigo, coisas que me rodeiam, que eu gosto, curto, minhas impressões e visão sobre o mundo, as pessoas, e tudo o que me rodeia (como, de forma reduzida, está explicado no título do meu blog). Por isso que eu sempre peço: se tiverem alguma sugestão, por favor, podem escrever. Mesmo que seja em outro idioma. Eu traduzo, não tem problema.:))
Agora vamos ao que interessa, não é? Hoje fiquei de falar sobre o segundo filme da trilogia do Senhor dos Anéis. O segundo filme levou o nome de "As Duas Torres". Assim como o primeiro texto, farei um resumão, e colocarei o elenco, a trilha sonora e os prêmios que venceu. Se eu encontrar mais alguma coisa em relação a esse filme, coloco após essas informações, ok?
O lançamento deste filme nos Estados Unidos foi em 2002, e diferente do primeiro filme, no Brasil chegou no mesmo ano, apenas algumas semanas após. Como o filme estava sendo muito esperado, por conta do sucesso do primeiro filme, a produção achou melhor (inclusive para tentar evitar a pirataria mundial, eu acho!), lançar com uma data mais aproximada em todo o mundo, rendendo assim uma bilheteria extraordinária. A aprovação deste filme chegou a 96% mundialmente, faturando mais de US$900 milhões em todo o mundo (isso que é sucesso de bilheteria!!)


“Em relação ao enredo do filme, após a separação da Sociedade (Legolas, Gimli e Aragorn, já que Boromir e Gandalf morreram), Frodo e Sam seguem seu caminho até a Montanha da Perdição (Mount Doom). No meio do caminho, cruzam com Gollum (criatura que terá sua história contada no terceiro filme). Enquanto isso, Legolas, Gimli e Aragorn tentam resgatar Pippin e Merry das mãos dos Uruk-hais que os sequestraram após terem matado Boromir (detalhe importante: sequestraram os dois hobbits por ordem de Saruman, e acham que os dois estão de posse do Um Anel).
Enquanto isso, o exército de orcs de Saruman ataca o Folde Ocidental de Rohan, a cidade dos Cavaleiros, matando o príncipe Théodred, filho de Théoden, que está sob o poder mental de Saruman, e vive sob a vigia constante de Gríma (Língua de Cobra). Quando o Marechal e mais leal cavaleiro de Rohan, Éomer, volta da guerra para informar ao rei sobre a morte de seu filho, é exilado. Éomer tem uma irmã, Éowyn, que Gríma está de olho. Como foi exilado do Reino de Rohan, Éomer se junta aos cavaleiros que lhe são fiéis e vão à luta para tentar livrar o reino dos orcs e os encontram, matando a todos e com isso livrando os dois Hobbits, que fogem para o meio da Floresta de Fangorn, para poder escapar do meio da luta, e provavelmente, de sua possível morte.
Na Floresta de Fangorn, encontram o ent (árvore humanóide que tem por obrigação tomar conta das outras árvores - um tipo de pastor das árvores) Treebeard (Barbárvore), que pensou que os Hobbits fossem orcs, e tenta matá-los, mas que os livra, após um mago branco lhe dizer que realmente são Hobbits. Após isso, Treebeard entra em discussão com outros ents para saber se vão entrar na guerra contra Saruman ou não. Aragorn, Legolas e Gimli conseguem alcançar Éomer e seus cavaleiros e ficam sabendo da luta e seguem em direção a floresta, onde acabam reencontrando Gandalf, o então mago branco, que pensavam ser Saruman, e descobrem que Merry e Pippin estão vivos e a salvo.
Do outro lado da história, Frodo e Sam, juntamente com a criatura Gollum (agora servindo de guia deles) se encontram com Faramir, que os retém e decide os levar para Rohan, levando o anel para o seu pai, com a intenção de que assim ele o ame como ele ama seu irmão, Boromir (morto em combate para salvar Merry e Pippin dos orcs), mas são pegos de surpresa em Osgiliath.
Após Aragorn, Legolas e Gimli reencontrarem Gandalf, os quatro tomam o caminho para Rohan, para poder salvar Théoden dos encantos de Saruman. Após conseguir isso, o rei expulsa Gríma e sepulta seu filho, seguindo viagem com todo o seu povo para o Abismo de Helm (Helm's Deep), que é considerado uma fortaleza impenetrável, mas que tem um único ponto fraco, e que Gríma sabe qual é, o que não pensa duas vezes em passar a informação para Saruman. Durante a viagem para a fortaleza, todo o povo é atacado por orcs montados em wargs (lobos demoníacos), e durante a luta, Aragorn acaba caindo em um penhasco e é dado como morto. O colar que ganhou de presente de Arwen é resgatado por Legolas. No mesmo instante, em Rivendell (Valfenda), Elrond tenta convencer Arwen a deixar a Terra-Média com o resto do seu povo.
Aragorn sobrevive à queda e Brego (cavalo que era do filho de Théoden) o encontra muito ferido, à beira do rio e o resgata, o levando até o Abismo de Helm. Durante a jornada, ele cruza com todo o exército de Saruman, e chegando ao Abismo, alerta o rei da aproximação dos inimigos. Momentos antes do início da batalha, uma tropa de arqueiros elfos, comandada por Haldir de Lórien, chega para ajudar. Após a guerra ser iniciada, os orcs utilizam explosivos para derrubar a muralha e Haldir é morto. Ao mesmo tempo, os ents decidem entrar na guerra quando Merry e Pippin conseguem mostrar a Treebeard o desmatamento sendo feito a partir de Isengard.
Após o quinto dia de luta e já na parte alta do abismo, com a luz do sol, Aragorn se lembra das palavras de Gandalf sobre "aguardar o nascer do sol no quinto dia, a leste", e decide enfrentar, juntamente com o rei e os sobreviventes, pela última vez, com honra, o inimigo. Assim que decide enfrentar, percebe que Gandalf está vindo em sua direção, juntamente com a ajuda de Éomer e seus cavaleiros fiéis, o que acaba ajudando na vitória. Na cidade de Osgiliath, Faramir está perdendo a luta e percebe que um espectro tenta recuperar o Um Anel de Frodo, e cai em si, e com a ajuda de Sam, salva Frodo de dar o Um Anel para o Espectro e com isso acaba libertando os três (Frodo, Sam e a criatura Gollum) para continuarem sua jornada em direção a Mordor).”

Bom, esse é o resumão do segundo filme da trilogia. Espero que tenha ficado bom. Não é muito fácil fazer resumos desse tipo de filme, porque são muito densos, tem muitas informações..hehhe. Mas estou tentando...rs. Agora, vou colocar as outras informações.:))

Para este filme, o elenco contou com alguns atores a mais:

Peter Jackson - Diretor
Elijah Wood - Frodo Baggins
Sean Astin - Samwise Gamgee
Vigo Mortensen - Aragorn
Ian McKellen - Gandalf, o Cinzeiro
Dominic Monaghan - Meriadoc Brandybuck
Billy Boyd - Peregrin Took
Orlando Bloom - Legolas
John Rhys-Davies - Gimli e Treebeard (Barbárvore)
Andy Serkis - Criatura Gollum
Bernard Hill - Théoden
Miranda Otto - Éowyn
Karl Urban - Éomer
Brad Dourif - Gríma (Língua-de-Cobra)
Hugo Weaving - Elrond
Liv Tyler - Arwen
David Wenham - Faramir
Cate Blanchett - Galadriel
Christopher Lee - Saruman
Craig Parker - Haldir de Lorien

A trilha sonora deste filme foi:

  
Prêmios principais que ganhou:

OSCAR 2003:

- Efeitos Especiais
- Edição de Som

BAFTA FILM AWARDS  2003 (Premiação Britânica)

- Melhor Filme
- Design de Produção
- Maquiagem
- Som
- Edição
- Fotografia
- Direção, para David Lean Award

BAFTA CHILDREN’S AWARD (Premiação Britânica para entretenimento infantil)

- Melhor Filme

MTV MOVIE AWARDS

- Melhor Filme
- Melhor Equipe (Sean Astin, Elijah Wood e Gollum)
- Melhor Cena de Ação
- Melhor Interpretação Virtual (Gollum).

Algumas curiosidades que eu encontrei sobre este filme:

- Foi o quinto filme mais visto no Brasil no ano de 2003, levando mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas
- Foi a terceira sequência de filmes na história a ser indicadas ao Oscar de Melhor filme
- O diretor Peter Jackson fez uma ponta como um integrante do exército de Rohan, no Abismo de Helm
- Os três filmes da trilogia foram rodados ao mesmo tempo
- A Batalha do Abismo de Helm levou quatro meses para ser filmada, pois precisava ser feita à noite
- A criatura Gollum também foi inspirada no cantor Iggy Pop.

Bom, por enquanto é isso. Até semana que vem. Chêro da nordestina...:))
Do outro lado da história, Frodo e Sam, juntamente com a criatura Gollum (agora servindo de guia deles) se encontram com Faramir, que os retém e decide os levar para Rohan, levando o anel para o seu pai, com a intenção de que assim ele o ame como ele ama seu irmão, Boromir (morto em combate para salvar Merry e Pippin dos orcs), mas são pegos de surpresa em Osgiliath, onde um espectro tenta recuperar o Um Anel de Frodo, fazendo com que Faramir caia em si e com isso ele acaba libertando os três (Frodo, Sam e a criatura Gollum) para continuarem sua jornada em direção a Mordor).

5 de junho de 2012

1° lugar: Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel


Oi, gente. Andei fazendo algumas modificações no site, para dar uma melhorada no visual. Com o tempo, vou melhorando as coisas por aqui. Estou pegando o jeito ainda. Tenham paciência que vai ficando com a minha cara aos poucos. Mas vamos ao que interessa. Conforme a programação, começarei com o detalhamento de cada filme, com todos os dados que eu encontrar referentes a cada um deles. Elenco, músicas, resumo, site, local onde vocês podem comprar/baixar, tudo que eu encontrar. Começando com o primeiro lugar, "O Senhor dos Anéis". Como são três filmes, a cada postagem, falarei de um filme. O primeiro deles é "A Sociedade do Anel".


Antes de começar a falar do filme em si, vale salientar que a obra é do escritor, professor e filósofo britânico J.R.R.Tolkien. Ele também é o escritor das obras "O Hobbit" e "O Silmarillion" (que são obras que antecedem/complementam "O Senhor dos Anéis"), além de outras obras como "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média", "Os Filhos de Húrin", "Roverandom", "As Aventuras de Tom Bombadil", entre outros. Em outra postagem, eu aprofundo essa figura que é J.R.R.Tolkien.
O primeiro livro, O Hobbit, foi escrito entre 1937 e 1949, mas só será lançado no cinema no final desse ano (2012).
O livro "A Sociedade do Anel", o primeiro filme que foi lançado (nos Estados Unidos em 2001 e no Brasil em 2002), começa com a Galadriel relatando (narrando), de forma reduzida, como surgiu o Um Anel, sendo este feito por Sauron, quando este o forja na Montanha da Perdição (Mount Doom), enganando a todos (homens, elfos e anões). Mostra em seguida quando a criatura Gollum toma posse do anel depois da morte do príncipe Isildur, e quando a mesma criatura Gollum perde o anel para o hobbit, Bilbo Baggins, que é quando a história do primeiro filme começa.
Após vários anos, Bilbo decide repassar todos os seus bens, inclusive o anel, para Frodo Baggins, seu sobrinho, no seu 111° aniversário. Gandalf, o mago, está presente e descobre, neste dia, que o Um Anel está de volta. A partir deste momento, Frodo se vê diante de uma aventura que nunca imaginou ser capaz de viver. E não está sozinho. Seu amigo e jardineiro fiel, Samwise Gamgee, faz questão de acompanhá-lo nessa jornada. E Gandalf pede para que os dois o encontre na cidade de Bree, na estalagem Pônei Saltitante.. No meio do caminho, esbarram com Meriadoc Brandybuck (Merry) e Peregrin Took (Pipp), primos distantes de Frodo, e decidem ir juntos com Frodo para Bree.
Quando chegam na estalagem Pônei Saltitante, onde combinaram de se encontrar com Gandalf, ocorrem acontecimentos inesperados e acabam encontrando com uma das figuras mais importantes do filme, o Passolargo, ou Aragorn. Daí em diante, as coisas desenrolam de forma que o levam até Rivendell, a casa dos elfos, onde Aragorn vive com o seu amor, a Arwen, uma elfa. E é justamente em Rivendel (Valfenda) que é criada a Sociedade do Anel, com o intuito de conduzir Frodo com segurança até a Montanha da Perdição para que o Um Anel possa ser destruído.
Para a criação desta Sociedade, estão presentes um anão, o Gimli; um elfo, o Legolas; um homem, o Boromir; um homem dúnedain (homem que recebeu uma dádiva dos elfos, ou seja, tem uma sobre-vida maior), o Aragorn; um mago, o Gandalf; e quatro hobbits, Merry, Pipp, Sam e Frodo: A Sociedade do Anel.
Através dessa Sociedade, eles partem em busca de caminhos possíveis para se chegar a Montanha da Perdição. Vão pela estrada, através das montanhas de Caradhras, mas a magia de Saruman (outro mago, um nível acima de Gandalf, e seu mestre na ordem, e agora inimigo) os impede de continuar, e mudam o caminho, tentando ir pelas profundezas das Minas de Moria. Lá se deparam com um Balrog bloqueando a passagem de  Khazad-dûm, fazendo com que Gandalf caia do penhasco. Depois disso, a Sociedade segue com oito componentes.
Conseguem alcançar o Reino de Lothlórien, onde Galadriel e Celeborn (também elfos) os recebem com as devidas pompas e respeito. Galadriel é a rainha da luz e a que conversa com os componentes da Sociedade através dos pensamentos. Em um determinado momento, Galadriel mostra a Frodo que ele está sozinho nesta jornada, e este decide então continuar sem colocar em risco o resto da Sociedade. Sam percebe e corre atrás do amigo. Neste momento, Merry e Pipp são sequestrados por Uruk-hais, acarretando na morte de Boromir, o único homem da Sociedade. Aragorn, Gimli e Legolas saem em busca para os salvar, deixando Frodo e Sam seguirem viagem, cientes de que essa foi a melhor solução no momento.

Este é um resumão do primeiro filme. Para este primeiro filme o elenco principal foi:

Peter Jackson - Diretor
Elijah Wood - Frodo Baggins
Sean Astin - Samwise Gamgee
Vigo Mortensen - Aragorn
Ian McKellen - Gandalf, o Cinzeiro
Dominic Monaghan - Meriadoc Brandybuck
Billy Boyd - Peregrin Took
Orlando Bloom - Legolas
John Rhys-Davies - Gimli
Sean Bean - Boromir
Hugo Weaving - Elrond
Liv Tyler - Arwen
Ian Holm - Bilbo Baggins
Cate Blanchett - Galadriel
Christopher Lee - Saruman
Sala Baker - Sauron (o ator na verdade não aparece no filme)
Marton Csokas - Celeborn

Trilha sonora do primeiro filme:

Prêmios que ganhou (disputou outros, mas não ganhou):

OSCAR 2002:
- Melhor maquiagem
- Melhor efeitos especiais
- Melhor fotografia
- Melhor trilha sonora

BAFTA 2002 (British Academy of Film and Television Arts):

- Melhor filme
- Melhor diretor
- Maquiagem
- Melhor efeitos visuais

PRÊMIO BODIL 2002 (Premiação Dinamarquesa)

- Melhor filme americano

PRÊMIO SATURNO 2002

- Melhor filme fantasia
- Melhor diretor
- Melhor ator coadjuvante para Ian McKellen

Bom, por enquanto é isso. Na próxima postagem, escreverei sobre o Senhor dos Anéis, As Duas Torres. Chêro da Nordestina.:))

3 de junho de 2012

Filmes que me marcaram II

Bom, continuando com a lista dos filmes que me marcaram, a lista de hoje vai da posição 11 até a 20. A lista é:

11° lugar: A LISTA DE SCHINDLER
12° lugar: A ORIGEM
13° lugar: IRON MEN (I e II)
14° lugar: UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM
15° lugar: BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇA
16° lugar: A NOVIÇA REBELDE
17° lugar: E.T. UM EXTRA-TERRESTRE
18° lugar: ANJOS E DEMÔNIOS
19° lugar: JOHNNY STECCHINHO
20° lugar: TOY STORY (I, IIe III)
Bom, ai está a minha lista (até o momento - pois não assisti muitos filmes que lançaram recentemente - então talvez ela mude em pouco tempo) dos filmes que eu acho que marcaram tanto minha infância, como adolescência e fase adulta também. Sim, sim, eu deixei muitos clássicos bons e inesquecíveis de fora, mas é apenas uma lista de vinte filmes. Assim que eu terminar, quem sabe eu faço uma lista dos 100 melhores filmes, ou dos 50 melhores filmes. Bom, à partir de agora, eu farei uma pesquisa detalhada das informações de cada filmes da lista, com informações técnicas, elenco, todas as informações que eu encontrar (com as fontes), inclusive com locais para comprar o filme, para quem interessar.
Por enquanto é isso. Hoje foi mais cedo, né? Até mais ver. Chêro da nordestina.

2 de junho de 2012

Filmes que me marcaram...

Nossa, ontem não tive coragem de escrever. Uma preguiça fenomenal tomou conta do meu ser...hahaha. Mas hoje estou de volta. Quero falar de uma coisa que sempre me chamou atenção, e sempre me foi muito peculiar, ou seja, muito diferente das pessoas que convivem comigo. Filmes. Do meu círculo de amigos e família, ninguém tem o gosto parecido com o meu. Gosto de filmes épicos, mais do estilo nerd, etc. Nerd aqui que eu digo é no sentido dos filmes que agradam mais a comunidade nerd, como por exemplo Star Wars, Matrix, etc. Como filme é que nem futebol e política, cada um tem o seu gosto, eu colocarei aqui uma lista de 20 filmes que na minha opinião, são os melhores já feitos até hoje. A lista começa pelo melhor assim por diante. Não significa que não existam filmes bons, mas não posso fazer uma lista interminável, né? Não vou separar a lista por gênero, apenas colocarei por ordem de importância, e durante 20 dias, colocarei a sinopse do filme, juntamente com o elenco, a filmografia, imagens, tudo que eu encontrar sobre o filme. Espero conseguir encontrar bastante coisa, já que alguns filmes não são muito conhecidos e outros já são bastante antigos. Nesse primeiro dia colocarei somente os dez primeiros filmes da lista e amanhã os outros 10 e à partir de segunda eu começo a colocar tudo que eu encontrar sobre cada filme, inclusive onde podemos comprar cada um deles, para quem interessar, ok? Vamos à lista.

Bom, começando pelo mais importante, sem sombra de dúvida (para mim):

1° lugar: SENHOR DOS ANÉIS (TRILOGIA):
A Sociedade do Anel
As Duas Torres
O Retorno do Rei
2° lugar: STAR WARS (SEIS FILMES CHAMADOS EPISÓDIOS):
Episódio I - A Ameaça Fantasma
Episódio II - Ataque dos Clones
Episódio III - A Vingança dos Sith
Episódio IV - Uma Nova Esperança
Episódio V - O Império Contra-Ataca
Episódio VI - O Retorno de Jedi
3° lugar: MATRIX (TRÊS FILMES):
Matrix
Matrix Reloaded
Matrix Revolutions
4° lugar: X-MEN (CINCO FILMES, ATÉ O MOMENTO):
X-Men o filme
X-Men II
X-Men, o Confronto final
X-Men Origens: Wolverine
X-Men First Class
5° lugar: O PODEROSO CHEFÃO (TRILOGIA)
6° lugar: O ÚLTIMO TANGO EM PARIS
7° lugar: LARANJA MECÂNICA
8° lugar: TROPA DE ELITE (DOIS FILMES)
Tropa de elite
Tropa de elite: O inimigo agora é outro
9° lugar: PROCURANDO NEMO
10° lugar: DE VOLTA PARA O FUTURO (TRILOGIA)
Bom, amanhã eu termino com as últimas dez posições da minha lista. Por enquanto é só. Chêro da nordestina.:))