16 de setembro de 2012

Episódio IV: Uma Nova Esperança



Boa noite a todos. Como estão? Espero que bem. Bom, continuando a sequência de filmes, esta semana veremos o Episódio IV: Uma Nova Esperança, da Saga Star Wars. A partir deste episódio pode-se perceber que a qualidade do filme é diferente. É que esses três últimos filmes da saga foram na verdade os três primeiros filmes gravados por G. Lucas. Este filme foi gravado no ano de 1977, teve uma renda de aproximadamente 775 milhões de reais (UAU!), e foi com essa renda que G. Lucas gravou o episódio seguinte, como eu já comentei aqui em outra postagem. Mas vamos ao que interessa?


“Após a morte de Padmé e a separação dos gêmeos, Leia e Luke, para evitar que Anakyn (agora Darth Vader) pudesse encontrá-los, muito tempo se passa, e Darth Vader realmente pensa que os filhos não sobreviveram. Mas a luta contra o Império continua, e agora, já adulta, Leia é senadora Princesa e Darth Vader tenta prendê-la, sob duas acusações: ser parte da resistência ao Império e por roubar planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte. Ao tomar a nave da Princesa, esta coloca os planos na memória do dróide R2-D2 e este foge com o seu parceiro C-3PO em um módulo de escape, caindo em Tatooine, sendo capturados por Jawas. Owen Lars e Luke compram os dois e ao limpar R2-D2, Luke descobre a mensagem e que é destinada a Obi-Wan Kenobi, e que este é um ermitão que vive nas montanhas e decide levar a mensagem até ele. No trajeto, são atacados pelo povo da areia, os Tusken Raiders, e Ben Kenobi (como é conhecido pelo povo de Tatooine) os salva. Ao ouvir a mensagem de Leia, Obi-Wan decide retornar, mas Luke se recusa. Ao retornar para casa, encontra seus tios mortos por Stormtroopers, e então decide partir junto com Obi-Wan. Juntos vão até Mos Eislei, atrás de um piloto para os levar até Alteran e encontram Han Solo e Chewbacca. Na hora da fuga, as tropas imperiais tentam impedir, mas a Millennium Falcon de Han Solo consegue escapar. Obi-Wan, sabendo que Luke é filho de Vader, começa a ensinar algumas técnicas Jedi durante a viagem. Enquanto isso, a Princesa Leia é torturada na Estrela da Morte para confessar o local da base rebelde, mas não conseguem nada. Para demonstrar força e poder, Darth Vader e o oficial do império Tarkin decidem explodir o planeta Alderan. Quando a Millennium Falcon chega ao destino e não encontram o planeta, somente destroços, é atraída pela força magnética da Estrela da morte, e os tripulantes se escondem no compartimento de carga. Dentro da Estrela, se disfarçam de Stormtroopers, localizando a Princesa, enquanto Obi-Wan desativa o raio trator que impede a nave de decolar. Enquanto todos fogem para a nave de Han Solo, Obi-Wan luta com seu antigo aprendiz, Darth Vader até sua morte. Porém, a Millenium Falcon consegue ser rastreada até o local da base rebelde. Sabendo que a fuga foi facilitada, os rebeldes preparam um ataque à Estrela da Morte tendo como base os planos escondidos em R2-D2. Luke participa da investida. Han Solo, que havia desistido de participar do ataque, decide voltar e ajudar Luke, protegendo-o do ataque de Darth Vader, que sente uma força muito poderosa vindo dele. Luke então consegue atingir o alvo e destruir a Estrela da morte, mas Darth Vader consegue escapar. Luke, Han e Chewbacca são condecorados pela Princesa Leia.”


Mark Hamill - Luke Skywalker  
Harrison Ford - Han Solo   
Carrie Fisher - Princesa Leia   
Alec Guinness Obi - Wan Kenobi  
David Prowse - Darth Vader   
Anthony Daniels - C-3PO   
Kenny Baker - R2-D2
Peter Cushing - Grand Moff Tarkin   
Peter Mayhew - Chewbacca
James Earl Jones - Darth Vader (voz)


Trilha Sonora




PRÊMIOS

OSCAR

Melhor Direção de Arte (John Barry, Norman Reynolds, Leslie Dilley e Roger Christian)
Melhor Figurino (John Mollo)
Melhores Efeitos Especiais (John Stears, John Dykstra, Richard Edlund, Grant McCune e Robert Blalack)
Melhor Edição (Richard Chew, Paul Hirsch e Marcia Lucas)

Melhor Trilha Sonora (John Williams)
Melhor Som (Don MacDougall, Ray West, Bob Minkler e Derek Ball)
Oscar especial, dado a Ben Burtt, pelo seu trabalho junto aos efeitos sonoros do filme
Indicação de Melhor Filme (Gary Kurtz)
Indicação de Melhor Diretor (George Lucas)
Indicação de Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guiness)
Indicação de Melhor Roteiro Original (George Lucas)

GLOBO DE OURO

Melhor Trilha Sonora (John Williams)
Indicação de Melhor Filme em Drama (Gary Kurtz)
Indicação de Melhor Diretor (George Lucas)
Indicação de Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guiness)

Em relação ao filme 3-D, este está previsto para ser lançado em 2014, ou seja, está pertinho. É sempre bom ficar de olho. Além disso, vários jogos, brinquedos, camisetas, acessórios e afins já foram lançados com a marca de SW. Quem é fã sabe disso. Quem tá começando a curtir, junte uma graninha, pois os acessórios não costumam ser baratos não. Quem não curte muito, vale como passatempo ver os filmes. Bom, semana que vem, falarei sobre o Episódio V: O Império Contra-Ataca, o penúltimo da saga. Até semana que vem e chêro da nordestina!:))

Nenhum comentário: