10 de setembro de 2012

Episódio III: A Vingança dos Sith



Boa noite, gente. Aqui estou eu de volta. Após uma semana sem postagem e depois de um feriado, tive a oportunidade de colocar algumas coisas em dia. Nem tudo, infelizmente. Ainda tenho algumas coisas pendentes, mas pude adiantar bastante coisa, ainda bem. E uma delas é a postagem de hoje. Desculpem pela falta de postagem na semana passada, mas não tive mesmo condições de escrever. Fiquem em falta com vocês. Peço desculpa mesmo. Mas... estou de volta, agora com o Episódio III da saga Star Wars.
Esse episódio foi o último a ser lançado, no ano de 2005, mas na verdade ele é o terceiro da série. Como já expliquei anteriormente, G. Lucas teve problemas para convencer o estúdio a lançar o filme, e acabou tirando dinheiro do próprio bolso para bancar o filme, tendo condições somente de lançar um de cada vez, então preferiu lançar os três últimos da série primeiro. Com o sucesso e a revolução no cinema que os filmes trouxeram, conseguiu abrir todas as franquias que levam o nome e a marca Star Wars e lançou os três primeiros. Por conta disso, a ordem de lançamento foi inversa. Agora, ele está lançando novamente, mas em 3-D, só que desta vez, na ordem correta.
Vamos ao resumo?

“Três anos após se casarem, Anakyn e Padmé continuam apaixonados e tentando esconder a sua união de todos. Ele tem sonhos recorrentes com sua morte durante a gravidez. A República ainda está em guerra com a Confederação. Anakyn e Obi-Wan salvam o Chanceler Palpatine das mãos de Conde Dooku, que é decapitado por Anakyn. A esta altura, Obi-Wan parte para o planeta Utapau, para perseguir General Grievous, enquanto Anakyn denuncia Chanceler Palpatine (que na verdade é um Lord Sith) como Darth Sidious. Mace Windu tenta prender Palpatine, mas Anakyn interrompe a luta, cortando a mão de Mace, evitando que este mate o Chanceler, pois o mesmo afirma saber como salvar sua amada, Padmé. Neste momento, Darth Sidious (Palpatine) lança uma descarga elétrica em Mace Windu, fazendo com que este caia do prédio. Desta forma, Anakyn se torna Darth Vader. Após este episódio, a ordem 66 é executada e todos os Jedi são exterminados da Galáxia. Apenas Obi-Wan e Mestre Yoda sobrevivem, fugindo para o planeta Mustafar e Coruscant, respectivamente. Antes de Obi-Wan chegar ao planeta Mustafar, Anakyn mata todos os líderes separatistas, incluindo o líder da Federação do Comércio, Nute Gunray. Após a chegada de Obi-Wan, ocorre uma grande luta na tentativa de Obi-Wan para salvar a Galáxia. Enquanto isso, Mestre Yoda chega a Coruscant para matar o Darth Sidious, mas acaba falhando. A grande luta entre Obi-Wan e Anakyn termina com o agora Darth Vader (Anakyn) mutilado e queimado, resgatado por Darth Sidious e sendo colocado em uma armadura preta, na qual ele será conhecido como Darth Vader. Após pouco tempo, Padmé dá a luz gêmeos (Léia e Luke), que são separados ao nascer, para fazer com que Darth Vader pense que eles não sobreviveram. Padmé morre no parto e os filhos seguem caminhos diferentes: Léia é levada para a corte de Alderaan, sendo criada por Bail Organa, um político que lutou na Guerra dos Clones ao lado dos Jedis; e Luke é levado para Tattoine (planeta de origem de seu pai), para ser criado pelos seus tios, Owen e Beru Lars.”


Ewan McGregor - Obi-Wan Kenobi
Hayden Christensen - Anakin Skywalker/Darth Vader
Natalie Portman - Padmé Amidala
Ian McDiarmid - Chanceler Palpatine/Darth Sidious
Samuel L. Jackson - Mace Windu
Christopher Lee - Conde Dooku/Darth Tyranus
Anthony Daniels - C-3PO
Frank Oz - Yoda (voz)
Kenny Baker - R2-D2
Peter Mayhew - Chewbacca
Genevieve O'Reilly - Senador Mon Mothma
Jay Laga'aia - Capitão Typho
Jimmy Smits - Senador Bail Organa
Matthew Wood - General Grievous (voz)
James Earl Jones - Darth Vader (voz)
Temuera Morrison - Comandante Cody


Trilha Sonora
PRÊMIOS
OSCAR - 2006
Indicação de Melhor Maquiagem

MTV MOVIE AWARDS - 2006
 
Ganhou de Melhor Vilão (Hayden Christensen)
Indicações de Melhor Herói (Ewan McGregor) e Melhor Luta (Ewan McGregor e Hayden Christensen)

GRAMMY - 2006
 
Indicação de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV

FRAMBOESA DE OURO -
2006
 
Ganhou prêmio de Pior Ator Coadjuvante (Hayden Christensen )


CURIOSIDADES:

O traje de Darth Vader foi especialmente moldado para que o próprio Hayden Christensen o usasse durante as filmagens. Truques de câmera foram utilizados para que Christensen parecesse mais alto, de forma a ter uma estatura parecida a de David Prowse, que interpretou o personagem na trilogia original. O ator precisou insistir e pedir muito a George Lucas para usar o traje. A intenção era achar um ator que coubesse no figurino original dos primeiros filmes.
Gary Oldman chegou a ser contratado para dar voz ao personagem General Grievous, mas desistiu do personagem porque o filme estava usando atores não-filiados ao Screen Actors Guild, o qual Oldman faz parte. Matthew Wood, um funcionário da Skywalker Sound, submeteu seu teste como anônimo e foi mais tarde aceito.
George Lucas aparece na cena da ópera pintado de azul, como o Barão Papanoida, acompanhado de sua filha Katie. Os outros dois filhos também aparecem, Amanda como uma senadora, e Jett como o Jedi que ataca os clones conversando com Bail Organa.
Ewan McGregor e Hayden Christensen treinaram por 3 meses para a realização de suas sequências de luta em Sydney, na Austrália, onde o filme foi todo gravado dentro de um estúdio da Fox, entre junho e setembro de 2003. Em agosto de 2004, foram gravadas cenas adicionais em Londres;
Como o personagem Yoda desde Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones passou a ser feito digitalmente, um boneco do personagem feito para Star Wars Episódio I: Ameaça Fantasma foi usado nos sets de filmagens, para orientar os atores sobre onde estaria o personagem em cada cena.
O sabre de luz usado pelo personagem Obi-Wan Kenobi neste filme é o mesmo utilizado pelo seu personagem em Guerra nas Estrelas (1977). O sabre de Anakin também é o mesmo que Luke recebe naquele filme.
Steven Spielberg foi consultado a respeito de várias cenas, inclusive sobre a climática luta entre Obi-Wan e Anakin Skywalker. Além disso, George Lucas permitiu que Spielberg planejasse algumas sequências de ação, incluindo os duelos entre Yoda e Darth Sidious, e Obi-Wan Kenobi e General Grievous.
Anthony Daniels (C-3PO) e Kenny Baker (R2-D2) são os únicos atores que participaram de todos os seis filmes da saga (Daniels disse que Baker não apareceu para filmar "A Vingança dos Sith", mas foi creditado mesmo assim). O personagem Obi-Wan Kenobi também aparece nos seis filmes, mas é interpretado por dois atores diferentes: Alec Guinness e Ewan McGregor.
Darth Vader/Anakin Skywalker foi interpretado por nada menos do que seis atores diferentes nos seis filmes de Star Wars: David Prowse era o homem por baixo da roupa de Vader nos episódios IV, V e VI; James Earl Jones dublou o vilão nos quatro filmes em que ele tem falas; Bob Anderson era o dublê de Prowse nas cenas de luta em O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi; Sebastian Shaw apareceu como Anakin após o capacete de Vader ser removido em O Retorno do Jedi; por fim, Hayden Christensen interpreta Anakin nos episódios II e III, enquanto Jake Lloyd era o pequeno Anakin no Episódio I. 

Bom, com estas curiosidades, eu fecho a postagem de hoje. Semana que vem, eu trago o Episódio IV: Uma Nova Esperança. Os próximos episódios foram os primeiros a serem gravados, como eu já citei no início da postagem de hoje e em outras postagens. Por essa razão, quem assiste o filme percebe que a qualidade é diferente. Os efeitos especiais, a utilização de computador, tudo é muito diferente. Quem nunca assistiu, eu recomento. Mesmo para quem não gosta desse tipo de filme, é bom para perceber como a tecnologia avança no mundo do cinema. É muito interessante ler as curiosidades (algumas até engraçadas) e depois assistir os filmes, lembrando delas. Realmente vale à pena. Rende algumas risadas, inclusive. Até semana que vem, e chêro da nordestina!

Nenhum comentário: