29 de julho de 2012

Instituto Itaú - Nélson Rodrigues


Boa noite a todos. Olha eu aqui novamente. Como passaram a semana? Espero que bem. A minha está uma correria. Mas vamos com a continuação das minhas férias em São Paulo. Agora com uma exposição muito interessante sobre Tecnologia e outra sobre Nélson Rodrigues.
Sobre a exposição de Tecnologia eu não consegui tirar nenhuma fotografia, pois no dia que eu visitei, eu não estava com a minha câmera fotográfica. Mas foi uma exposição muito interessante, e valeu muito à pena visitar. Diferente do que eu esperava, se tratava de uma exposição sobre a tecnologia voltada para uma arte mais alternativa. Um artigo legal sobre a exposição foi o do Estadão, que explicou, de uma forma reduzida, o que foi essa exposição. Eu só não sabia que fazia parte da Bienal de Arte e Tecnologia. Interessante, para quem curte tecnologia e afins. Vale à pena e acontece todo ano!! Bom ficar de olho...rs


E a segunda exposição, essa sim eu tirei fotos, foi a do Nélson Rodrigues. Muito interessante, simples, pequena, mas muito bem montada, explicada, inclusive objetos pessoais do autor no local. Fiquei encantada com uma pequena parte da obra dele. A forma como montaram a exposição ficou muito interessante, dinâmica e bem interativa. Inclusive tinha um senhor na hora (não sei quem era, na verdade), discursando com um visitante, e parecia ter bastante conhecimento sobre a vida e obra de Nélson Rodrigues. Só me faz perceber o quanto eu ainda tenho tanto para aprender. O quanto eu não sei de nada. Vejam pelas fotos (que não sairam tão bonitas, pois estava um pouco escuro e já estava tarde, eu estava um pouco atrasada para outro compromisso), mas dá pra ter noção de como a obra é magnífica.



As duas máquinas de escrever são dele. Disseram que são originais e que esses jornais foram datilografados nesta máquina. Outra coisa que informaram é que Nélson usou estas máquinas até sua morte e que elas são mantidas como peças de ouro, relíquias mesmo. Lindas, não? Eu amo! Acho simplesmente lindas!




Desenhos feitos a partir da história do autor (não sei dizer se foram feitos por ele). Não li tudo que estava escrito na mesa, mas quem quiser saber mais sobre o autor, encontrei um excelente site sobre a vida e obra dele: Nelson Rodrigues, Vida e Obra
Bom, neste mesmo dia eu aproveitei para comer o melhor cheesecake que eu já comi na minha vida até o momento. Já experimentei em outros lugares, mas até hoje nenhum deles conseguiu fazer cheesecake melhor do que o do Instituto Itaú. Ahh, O Instituto também tem um site, para quem quiser ficar por dentro das exposições: Instituto Itau
Por hoje é só. Semana que vem eu vou falar sobre o patrocínio da VIVO na cidade de São Paulo em relação aos orelhões. Tá muito maneiro e tá dando uma vida nova aos orelhões. E está dando certo, viu. Tirando alguns poucos vândalos que teimam em destruir o patrimônio público ainda, está muito legal. Tirei fotos, mas colocarei as imagens originais do site da VIVO também. Uma campanha muito legal, inteligente e diferente sobre o uso da comunicação pública. Até semana que vem. Chêro da nordestina.:))

22 de julho de 2012

Saga ao Instituto Tomie Ohtake



Olá, gente. Após uma semana corrida, aqui estou eu novamente. Espero que estejam gostando do espaço e das postagens que estou trazendo. Continuando com minha viagem a São Paulo, desta vez eu falarei de um local que eu não conhecia, e que eu acho que muitos não conhecem, inclusive os próprios paulistanos. Estou falando isso, pois tive uma situação muito inusitada e estranha, para não dizer patética e até vergonhosa antes de chegar a esse local. Eu estava procurando o Instituto Tomie Ohtake, para conhecer, pois me disseram que o local era muito bonito e era um espaço de exposições muito interessante. Como eu não sabia como chegar, a primeira coisa que eu fiz foi procurar no Google Maps para saber o metrô mais próximo e como me locomover de forma mais rápida. Em São Paulo, eu só ando de ônibus e metrô. Não vejo necessidade de me locomover de outra forma. Os meios de transporte são excelentes.
E fui a caminho do Instituto, entusiasmada para conhecê-lo, com minha câmera fotográfica dentro da bolsa e tudo mais. Quando chego nas proximidades, me vi perdida, sem saber exatamente como chegar. Qual foi a minha idéia? A de todo mundo numa hora dessa, né? Pedir informação. Claro, pedi para a primeira pessoa que me pareceu saber: vendedor de loja. Não sabia onde era. Tudo bem. Segui adiante. Mais à frente, tinha um vendedor de rua, parei e perguntei. Também não sabia. Comecei a rodar igual barata tonta. E estava começando a ficar cansada.
Até que de repente, uma luz no fim do túnel. Guardas municipais. Ahhh, esses sabiam, com certeza. Eles tem obrigação de saber, né. Os caras fazem patrulha a pé, de carro, eles sabem sim. Estou tranquila agora. Tenho certeza que eu acho, finalmente. Olhe o papo:

"Eu (E): Oi, boa tarde. Vê só, eu to meio perdida, já me mandaram pra tudo que foi lugar, to rodando aqui igual barata tonta. Tô procurando o Instituto Tomie Ohtaki, o senhor sabe aonde fica? Por favor, não aguento mais andar (risadinha de cansaço).
Guarda (G):  Sei não (curto e grosso!)
(E): Como assim, não sabe? Fica aqui perto. Já to andando há quase duas horas. já me mandaram pra lá, me mandaram pra cá. não é possível que ninguém saiba onde fica esse Instituto.
G: A senhora é muito mal educada. Não tenho obrigação de saber não.
(E): Eu sou mal educada? Eu sou turista. Mal educado é o senhor. O senhor é guarda municipal. Trabalha aqui, mora aqui. Tem obrigação de saber.
(G): Eu não trabalho aqui.
(E): Não????????? (olho de cima até embaixo o uniforme dele). O senhor tá fazendo o que com esse uniforme então? Tá fantasiado?
(G): Tá vendo essa insígnia aqui? Meu batalhão é outro. Se a senhora é turista, tinha obrigação de ter um mapa.
(E): Tá, deixa pra lá. Eu me acho, obrigada pela disposição. Fica ai, sem trabalhar, olhando o povo andando na rua."

E sai andando (sem maiores comentários sobre este episódio lamentável). Depois de mais uns bons 45 minutos andando, e quaaaase desistindo, parei em uma banca de jornal e perguntei para o jornaleiro se ele conhecia e acabei encontrando (finalmente!!) o Instituto. Assim que chego lá, está fechado para visitação, pois era segunda-feira, dia de manutenção, limpeza, etc! Quase morri!!!!!!!!!! Mas pelo menos já sabia onde ficava e não precisaria mais perguntar para ninguém na próxima vez, né! Combinei dois dias depois de ir com uma amiga, e foi isso que fiz. Dois dias depois fui com essa minha amiga e cheguei lá dessa vez sem precisar perguntar para ninguém!! E cheguei muito fácil.


Sinceramente? O prédio é lindo. A arquitetura dele é muito bonita, como vocês podem ver nas fotos, que aliás, foi a única coisa que eu pude tirar foto. Da parte externa do prédio. É proibido tirar foto de qualquer parte interna do edifício. Não me perguntem porque. Nem da lanchonete podia. Eu consegui tirar uma foto de uma escadaria e não sei como eles não reclamaram (hehehe). Olha que fofas as cadeiras e a mesinha ao lado da escadaria!


E as exposições? Bem, as exposições... Eu preferi a exposição dos alunos da Favela de Heliópolis que fizeram um curso gratuito no Instituto do que a dos bam-bams que estavam expondo lá. E a exposição destes alunos estavam em uma parte "escondidinha" do Instituto. Foi a parte mais interessante, mais elaborada, mais criativa, com trabalhos incríveis. Pena mesmo que eu não pude tirar fotos. Se eu pudesse tirar algumas fotos, as únicas que realmente valeriam a pena seriam as obras dos alunos...hehehe.
Bom, por hoje é só. Semana que vem eu vou falar sobre o Instituto Itaú e a Exposição de Nelson Rodrigues (se der eu falo também sobre a exposição sobre tecnologia). Chêro da nordestina.

16 de julho de 2012

Primeiros dias em São Paulo - Catedral da Sé


Oi, gente. Aqui estou eu novamente. Hoje vou começar falando sobre a minha viagem a São Paulo, como comentei na semana passada, e assim que eu terminar essa viagem, eu volto com a programação dos filmes. Bom, não posso falar de São Paulo, sem falar em um dos cartões postais principais da cidade, né.


A Catedral da Sé. Toda a construção é de estilo gótico. Apesar de não seguir uma religião, toda a Igreja é belíssima, e eu não poderia ir na cidade sem tirar umas fotos para mostrar toda a extensão e beleza que esse monumento impõe. Desde a praça, como pode ser visto na primeira foto, as escadarias, a entrada, a cúpula, até o seu interior. Tudo muito bonito e muito bem cuidado e conservado.


Aliás, está se tornando uma característica do povo de São Paulo, a conservação do seu patrimônio. Quem dera se tornasse uma cultura brasileira (mas isso é assunto para depois).




Uma coisa que me chamou a atenção foram os candelabros no teto. São lindos!!! O estilo segue o gótico, com toda a imponência da Igreja, mas é de uma beleza única. A história de Igreja em si eu não sei, na verdade, mas a beleza impressiona.


Outra parte muito bonita é o teto, com os pilares, todos desenhados. O teto é de tijolo aparente. Na foto não aparece muito bem, por que quando eu tirei a foto, a Igreja estava um pouco escura, e mesmo com a máquina tendo flash, eu só consegui uma boa foto com a máquina contra a luz, mas eu acho que dá pra ter uma idéia.

De frente para o altar, onde são celebradas as missas, é onde fica a cúpula no teto, e de onde vem uma boa parte da iluminação, durante o dia, através dos vitrais claros e da própria cúpula. Dá pra perceber, tanto que é a imagem mais clara dentre todas.
Bom, quem se encontra na cidade de São Paulo precisa visitar a Catedral da Sé. É um ponto turístico belíssimo, e quem possui religião (qualquer uma, mas no caso a católica, por se tratar de uma Igreja católica), é uma Igreja que vale à pena ter na memória. Para quem não está em São Paulo, eles possuem um site com várias informações. Quem quiser visitar: Catedral da Sé.
Até semana que vem e chêro da Nordestina.:))

9 de julho de 2012

De volta ao normal


Olá a todos. Estive de férias por quase um mês. Fui a São Paulo, uma cidade que amo demais, e tenho algumas novidades para as próximas postagens, por isso vou dar uma pausa nos filmes, ok? Sim, desculpe os fãs de Star Wars, que estão com vontade de ver a continuação dos resumos, que eu prometi na semana passada. Eu vou continuar, prometo! Não me esqueci da lista não. Voltarei a ela. Mas é que eu vi algumas coisas muito interessantes em São Paulo, desta vez que eu estive lá, e eu não posso deixar de compartilhar com vocês.


Para adiantar o que serão as próximas postagens um pouquinho, tem as novidades da Avenida Paulista, sobre os orelhões públicos, resultado de uma campanha da companhia telefônica VIVO, onde ela restaurou vários destes telefones, mas de uma forma bem criativa, com pinturas, grafites, design de artistas desconhecidos, etc. Ficou muito interessante. Isso tudo para incentivar a preservação dos orelhões e para que as pessoas volte a usá-los. E não é que está funcionando? Ainda na Avenida Paulista, fui no Instituto Itaú, onde está rolando a exposição de Nelson Rodrigues e a Exposição de Tecnologia. As duas muito interessantes. Mas só consegui tirar foto da exposição de Nelson Rodrigues. No dia que eu fui para a exposição de Tecnologia, eu não estava com a minha máquina fotográfica. Mas eu estou com informações sobre essa exposição, então farei um resumo sobre como a exposição é interessante. 


Outra novidade foi uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (no centrão da cidade), do artista Antony Gormley, entitulada Corpos Presentes. Muito interessante!! Tirei fotos. Vocês verão que exposição diferente e inusitada. Outro local que eu visitei foi o Instituto Tomie Ohtake, na Faria Lima, um prédio que serve tanto de teatro, como de local para exposições diversas, com uma arquitetura arrojadíssima.
Então é isso. Quem se encontra na cidade de São Paulo, não pode perder a oportunidade de conhecer as mais variadas opções de diversão cultural, além das opções gastronômicas, claro!
Vale à pena. A cidade é maravilhosa!! Quem não está lá, não tem problema. Sempre que puder, as postagem virão com links, que levarão para seus respectivos sites, com informações referentes aos seus conteúdos. Pelo menos assim, poderão ficar por dentro (pelo menos virtualmente) do que os paulistanos podem ver pessoalmente.
Por enquanto é isso. Até semana que vem e chêro da nordestina.:))

2 de julho de 2012

Ainda sobre Star Wars...

Ai, gente, antes de eu escrever sobre os filmes, eu tenho que postar algumas curiosidades que eu encontrei sobre o filme. É um dos filmes que eu mais amo. Eu, na verdade, acho que errei na escolha do primeiro e segundo lugar da lista. Star Wars deveria ter ficado em primeiro e Senhor dos Anéis em segundo. Mas isso agora não importa. Além dessas curiosidades, eu vou colocar algumas imagens que eu encontrei que eu também achei bonitas, interessantes e legais. Semana que vem eu prometo que eu começo com os resumos e informações sobre os filmes. Mas é que são tantas coisas sobre essa saga, que se deixar, eu me perco completamente!! hahaha.


Curiosidades tiradas dos sites Parada temporal e Mundo star wars e imagens:

- A frase "I've gotta a really bad feeling about this..." (Estou com um mau pressentimento...) é dita pelo menos uma vez em todos os filmes.
- Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) e Hayden Christensen (Anakin) foram muitas vezes avisados pela equipe de filmagem para tentarem não imitar o barulho dos Sabres de Luz enquanto estavam filmando.
- Samuel L. Jackson conseguiu de George Lucas o que queria: que Mace Windu fosse o único Jedi a ter um Sabre roxo.

- Em O Regresso de Jedi alguns elementos da equipe de produção (incluindo George Lucas) entram em cena como figurantes.
- Há uma cena do Senado da República em A Ameaça Fantasma que inclui espécies iguais ao E.T. Isto é um "olá" de George Lucas ao seu amigo Steven Spielberg. Já Spielberg costuma fazer o mesmo a George Lucas: no segundo filme da saga Indiana Jones o filme começa em Hong Kong, num bar chamado "Obi-Wan".
- No episódio V, quando decide sair em busca de Luke em Hoth, Han Solo diz a um oficial Rebelde "Nos vemos no Inferno". Ora, a Igreja também existe no universo Star Wars?
- A bordo da Death Star (Estrela da Morte - nave de Darth Vader) no episódio IV um Imperial acusa Darth Vader de não ter conseguido nada em relação à recuperação das "Data Tapes" com a esquemática da estação espacial. "Data Tapes" significa "Fitas de Dados"... por isso será que vamos assistir a um retrocesso tecnológico no episódio III?


- Por falar em retrocesso tecnológico, nos episódios I e II o armamento utilizado nas guerras era muito melhor ao utilizado no "futuro", ou seja nos episódios da trilogia clássica. Exemplo disso são os mísseis, os Droids de combate com geradores de escudo, e toda a artilharia utilizada pelo exército Clone.
- Se os Stormtroopers têm "elevada pontaria" (segundo Obi-Wan diz a Luke no episódio IV), porque é que não conseguem acertar num grupinho de fugitivos a bordo de uma estação espacial com milhares de Stormtroopers?
- Em todos os filmes da saga aparece o número "1138", uma referência ao filme de George Lucas, THX-1138.
- Os Tusken Raiders (Sand People ou Gente das Areias) supostamente têm fraca pontaria como atiradores. Porém no episódio I eles tem a sorte de acertar em alguns dos Pods que corriam ao lado de Anakin. Estes Pods andavam a uma velocidade de cerca de 700 km/h, para isso é preciso ter muita pontaria ou muita sorte!
- A equipe de produção sondou vários países para fazer as filmagens das cenas em Naboo, quando Anakin faz companhia a Padmé (episódio II). Itália e Portugal eram hipóteses, mas a escolha foi Sevilha, na Espanha.
- Os atores Anthony Daniels (C-3PO) e Ahmed Best (Jar Jar Binks) aparecem durante alguns instantes na cena do bar em Coruscant, onde Anakin e Obi-Wan apanham Zam Wesell.
- O ator que fez Darth Vader, David Prowse, aparentemente só soube que a sua voz tinha sido modificada por James Earl Jones quando viu Star Wars no cinema!


- Na primeira vez que vemos Chewbacca entrar na Millenium Falcon (episódio IV) ele bate com a cabeça em dois dados pendurados do teto do cockpit. Estes dados nunca mais são vistos em toda a saga.
- No universo Star Wars não existe o nosso alfabeto, o que vemos são sinais de um suposto léxico imaginário. Porém no episódio IV quando Obi-Wan Kenobi desliga o Feixe de Tração da Death Star (que estava impedindo a Millennium Falcon de fugir) nota-se claramente a expressão "TRACTOR BEAM - POWER OFF".
- Para o episódio IV, filmar as cenas com Sabre de Luz era problemático. Para "ligar" o Sabre, o ator tinha que ficar quieto por um instante enquanto alguém colocava uma vareta metálica no Sabre "desligado". Por isso, quando ligava o Lightsaber, Luke "mexia-se" um pouco para o lado, notando-se o "corte".
- Ainda sobre Sabres de Luz, esqueceram-se de colorir o Sabre de Obi-Wan na sua luta com Darth Vader (durante alguns instantes). Vê-se a tal vareta metálica.
- Quando Qui-Gon envia uma amostra de sangue de Anakin para Obi-Wan (em Tatooine, episódio I), o aparelho que Qui-Gon tem na mão é na verdade uma lâmina para depilação da marca Gillette for Women!
- Uma das falas mais famosas de Han Solo surgiu de uma brincadeira no set. Em “O Império Contra-Ataca”, o diretor Irwin Kershner tentava gravar um diálogo romântico entre Leia e Solo, no momento em que este vai ser congelado: ela diz “Eu te amo”, e ele responde “Eu também”. Depois de dezenas de takes frustrados, Harrison Ford perdeu a paciência. Na tentativa seguinte, quando Leia mandou o “Eu te amo”, ele respondeu na lata, em tom irônico: “Eu sei”. Ficou tão bom – e condizente com a personalidade de Solo – que entrou no filme.


- A lendária nave de Han Solo, a Millenium Falcon, teve o design inspirado num sanduíche — um hamburguer com uma azeitona pregada em cima por um palito — que Lucas comeu enquanto escrevia o roteiro de “Guerra nas Estrelas”.


- Logo após a estreia do primeiro filme, o ator Mark Hamill (Luke Skywalker) sofreu um acidente de carro e ficou em coma. Por conta das cicatrizes em seu rosto, Lucas incluiu a sequencia em que Skywalker é atacado por um animal no planeta gelado Hoth.
 
Bom, por enquanto é isso. Semana que vem eu começo a falar do Episódio I: A Ameaça Fantasma, prometooooo!!!hehehe. Até semana que vem, e que a Força Esteja com Vocês (May the Force Be With You!!);)